O Pinheiros chegou à quinta vitória no Campeonato Paulista Masculino 2021, a terceira consecutiva e se manteve invicto como mandante no Poliesportivo Henrique Villaboim ao derrotar Rio Claro por 94 a 90. O jogo deste domingo exigiu do time Azul e Preto, paciência, equilíbrio e poder de reação. No primeiro quarto o Rio Claro Basquete chegou a abrir vantagem de 18 pontos (27 a 9).
Embora com dois jogos a mais em relação a outras equipes, o Pinheiros é o segundo colocado, atrás apenas do São Paulo. A recuperação pinheirense teve início ainda no quarto inicial, reduzindo a diferença no placar para 11 pontos. No segundo quarto o Pinheiros seguiu no encalço do adversário, fez 25 a 20 e vantagem de Rio Claro caiu para seis pontos (41 a 47) e se transformou em apenas três (64 a 67) ao final do terceiro período.
O quarto decisivo permaneceu equilibrado, com alternância de vantagem para os dois lados até Gabriel acertar três pontos a 1m30 do final (84 a 80). A defesa pinheirense cresceu para cima do Rio Claro nos momentos finais, desestabilizando o Leão, até consumar a vitória por 94 a 90.
O pivô Dikembe foi o cestinha da partida com 24 pontos, um a mais do que Buffat, que dominou os rebotes com oito bolas. Deryk ofereceu cinco assistências, assim como Arthur Pecos e Douglas, o cestinha do Rio Claro com 21 pontos. O Pinheiros volta a jogar pelo Estadual em 06 de setembro, contra o Paulistano no Henrique Villaboim.
OSASCO
No sábado, o Basket Osasco superou o Rio Claro Basquete, por 79 a 77, depois de estar 14 pontos atrás no placar.
Rio Claro volta disputar a LDB
Após um período de pausa, o time sub-22 do Leão voltou às disputas. Nessa segunda-feira (30), enfrentou o Cerrado. Com segundo tempo equilibrado, infelizmente, o Cerrado conseguiu administrar vantagem criada no primeiro tempo, e venceu o Rio Claro, estreando com vitória na 2ª Etapa da LDB 2021. O placar fechou em 73×80.
Os meninos do Rio Claro voltam à quadra hoje (31), quando encaram o Bauru, às 11h30. E na quarta-feira (1º), enfrentam o Mogi.
Fernando Penna
Ao Diário do Rio Claro, o técnico Fernando Penna destacou: “A equipe adulta que joga o campeonato Paulista, estamos montado ela ao longo da competição, isso necessita de um pouco de paciência, pois os jogadores nunca jogaram juntos, não tem entrosamento, cada um chegou em uma forma física diferente, isso requer tempo e trabalho. Mas estamos felizes por esse recomeço, pois enfrentamos os times que jogaram o último NBB e competimos de igual com quase todos os times nesse primeiro turno. Ou seja, estamos em processo, estamos evoluindo. Agora, na LDB, estamos extremamente orgulhosos do que foi feito até agora, time montando a 15 dias da competição, jogadores a maioria há 1 ano e meio sem jogar, e sem time para jogar devido a pandemia, estamos enfrentando grandes times formadores e tivemos grandes resultados até esse momento. Estar entre os 4 no grupo de 11, realmente é uma tarefa muito difícil, mas estamos na briga ainda e vamos tentar até o último jogo essa classificação”.
Por FPB / Foto: Divulgação