O Rio Claro Basquete mal voltou às quadras, após um longo período de pandemia, e encarou uma verdadeira maratona. Com um time recém formado e duas competições acontecendo, o técnico Fernando Penna teve que se desdobrar para preparar os jogadores para as disputas do Campeonato Paulista e da Liga de Desenvolvimento.
Compartilhando alguns atletas entre a escalação sub-22 e adulto, as partidas foram quase que diárias. Apesar do pouco tempo para o preparo e tantos compromissos, o Leão não fez feio e conseguiu ir longe em ambas as competições. No último domingo (3), se despediu do Campeonato Paulista, porém certos de que a missa foi cumprida.
“A participação no Paulista foi positiva. Entramos no campeonato tendo como primeiro objetivo estar classificado para os playoffs e conseguimos. Mesmo com a montagem acontecendo no meio da competição, o que atrapalha o planejamento, ter jogador chegando no meio da competição, mas faz parte de um recomeço de projeto. O mais importante nesse momento era ter o Rio Claro no Campeonato Paulista para ter condições de disputar o NBB. Por isso tiro pontos positivos, pois conseguimos ter uma base, um corpo para dar sequência no NBB”, disse o técnico em entrevista ao Diário do Rio Claro.
Agora, a meta é a disputa nacional. O NBB começa no próximo dia 23 de outubro, são 20 dias até a estreia do Leão, que encara o favoritismo do Pinheiros no dia 26. “Estamos dando ênfase na parte física, técnica e tática, pegando um pouco do corpo que tivemos no Paulista para dar sequência na nossa programação e na nossa evolução. “Acreditamos que o NBB é um campeonato muito duro, com times com grandes, com investimentos pesados. Sabemos que o Rio Claro ficou parado pela pandemia, o que prejudica um pouco esse reinício, mas acreditamos que com trabalho – como fizemos da outra vez na temporada 2019/2020 – conseguiremos avançar”, ressaltou Penna.
Para a retomada, o técnico conta um reforço especial. “Com o peso da camisa e do nosso torcedor, que poderá estar de volta aos ginásios para nos apoiar, a gente ganha força para, juntos, resgatarmos essa tradição”, concluiu.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação