O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete – está de volta. Depois de dois anos da realização da edição anterior, a maior competição de base do basquete brasileiro, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), retornará na atual temporada para sua 10ª edição, com limite de idade Sub-22 (nascidos a partir de 1999).
Com 22 equipes participantes, a LDB 2021 será representada por 8 territórios nacionais diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Distrito Federal). Na disputa estarão os 16 clubes que disputaram a edição 2020/2021 do NBB e mais os times do São José Basketball (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Maringá (PR), Rio Claro Basquete (SP), União Corinthians (RS) e Praia Clube (MG).
Rio Claro
O Rio Claro Basquete volta a disputar a LDB e a estreia será no dia 25 de julho, contra o Unifacisa. Na sequência, o Leão encara o Flamengo, no dia 26 de julho; o Basquete Cearense, no dia 27; O BRB/Brasília no dia 29; o Praia Clube no dia 30; e o Minas no dia 31.
Sistema de disputa
A fase de classificação da LDB 2021 dividirá os 22 times em dois grupos (A e B). Os clubes se enfrentarão dentro de seus grupos, todos contra todos, uma vez, com confrontos divididos em duas etapas.
A fase classificatória será disputada em dois momentos. A primeira será realizada no Paulistano, em São Paulo (SP), entre os dias 22 a 28 de julho, com os times do Grupo A. Já o grupo B ocorrerá no Pinheiros, em São Paulo (SP) entre os dias 25 e 31 de julho.
Em seguida, a segunda etapa vai acontecer entre os dias 23 de agosto a 04 de setembro, em quatro sedes: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C., Pinheiros e Flamengo. Ao final da fase regular, os quatro melhores de cada grupo avançam à fase final.
A fase final será realizada em São Paulo (SP), no Ginásio Antonio Prado Jr (Paulistano), entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.
Logo após os primeiros confrontos da fase final, serão formados os seguintes confrontos: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Já no último dia, serão realizadas as disputas de 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).
Histórico da LDB
Criada em 2011, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) ajudou a projetar diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB já disputaram alguma edição da competição.
Na última temporada do NBB, por exemplo, três dos quatros candidatos para o prêmio de King of the Season atuaram na LDB, são eles: Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho. Além do MVP das Finais, Yago Mateus, que também já disputou o campeonato de base.
A LDB ainda projetou atletas que brilharam na NBA: o ala/pivô Bruno Caboclo, que despontou na LDB 2013 pelo Pinheiros, o pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls), campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014, e o mais recente Didi (New Orleans Pelicans), campeão da LDB 2016 pelo Sesi Franca Basquete.
Outros nomes importantes com passagens pela LDB são os de Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP), Ricardo Fischer, Gui Deodato (Minas), Cauê Borges (Paulistano) e Alexey Borges (Minas) e o pentacampeão do NBB Gegê Chaia, todos com passagens pela Seleção Brasileira, entre tantos outros que se destacam no Nosso Basquete.
Treinos já acontecem no Felipão
Os atletas do Rio Claro Basquete já se preparam para a LDB e o Campeonato Paulista. Segundo o técnico Fernando Penna, já estão confirmados oito nomes para a equipe oficial. Outros jogadores participaram do treino, mas ainda não foram oficializados pela diretoria. Os confirmados são:
- Henrique Ceimelli, ala, 24 anos
- Arthur Pecos, armador, 26 anos
- Cassiano Bueno, armador, 24 anos
- Vinicius Pastor, ala/pivô, 31 anos
- Lucas Moraes, pivô, 27 anos
- Fernando Prochnow, ala, 21 anos
- Bruno Fornazari, ala/armador, 21 anos
- Augusto Barbosa, ala/pivô, 21 ano
Foto: Divulgação