O sonho da casa própria, seja na aquisição, construção ou na regularização de documentos, é pauta permanente no trabalho de Julinho Lopes (Progressistas) na Câmara Municipal. Nesta semana, o vereador esteve no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado do secretário municipal de Habitação, Agnelo Matos, onde acompanhou a destinação do governo paulista de R$ 1,1 bilhão para a construção de moradias. Secretário Executivo do Progressistas, Augusto Diniz Junior, integrou a comitiva recepcionada em São Paulo pelo assessor da Secretaria de Estado da Habitação, Alexandre Robim.
No encontro, o secretário municipal Agnelo Matos apresentou farta documentação para encaminhar possibilidades de construção em Rio Claro. A pedido de Julinho Lopes, o município pleiteia junto ao governo paulista a construção de casas populares para famílias de baixa renda bem como empenho no processo de regularização de imóveis ainda pendentes.
“A expansão urbana é realidade em Rio Claro. Precisamos retomar o processo de construção de moradias populares para atender a demanda crescente em nossos bairros”, disse Julinho Lopes ao assessor Alexandre Robim.
Entre as modalidades em execução por parte da Secretaria de Estado de Habitação, a Nossa Casa-Apoio chamou a atenção do secretário Agnelo Matos. Por meio desta ação, o governo paulista entrega cheque moradia às famílias com renda mensal de até três salários mínimos, como subsídio, para efetivarem a compra do imóvel junto às construtoras. “Muitas famílias enfrentam dificuldades na hora de firmar o financiamento por não contar com o recurso necessário para garantir a entrada exigida pela instituição bancária”, observou o secretário.
Segundo Alexandre Robim, as solicitações apresentadas por Rio Claro serão repassadas à equipe técnica da Secretaria de Habitação para encaminhamentos. “Entendemos a importância da cidade de Rio Claro na região central do Estado de São Paulo. Vamos avançar para que o município possa ser contemplado com novas unidades de moradias popular, bem como a possibilidade de inserção no programa Nossa Casa-Apoio”, finalizou o assessor da pasta.
O assessor parlamentar da secretaria de Habitação, Romero Rocca dos Santos também participou do encontro. Com ele, Julinho Lopes solicitou celeridade na questão fundiária. Segundo o vereador, é preciso dar atenção especial as ações de regularização que envolvem moradores dos bairros Santa Maria, Parque Universitário e da Quadra M do Jardim Bonsucesso.
Foto: Divulgação