Rio Claro está ampliando o público-alvo para a vacinação bivalente contra a Covid-19. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a partir desta segunda-feira (20) todos que pertencem aos grupos prioritários devem comparecer a um dos oito postos de vacinação para tomar a dose da vacina.
Os grupos prioritários definidos pelos Ministério da Saúde compreendem gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. Também estão incluídos nestes grupos população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.
Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses. O atendimento será das 7h30 às 16h30 nas unidades de saúde do Wenzel, Vila Cristina, Cervezão, Avenida 29, Palmeiras, Mãe Preta, Bonsucesso e Bela Vista.
A vacina bivalente é uma versão atualizada da vacina contra a Covid e pode oferecer proteção ainda maior contra as variantes da Ômicron. As demais doses contra a Covid também continuam disponíveis nas UBS da 29, do Wenzel, da Vila Cristina e do Cervezão, das 7h30 às 16h30.
Pessoas a partir de 6 meses devem tomar a vacina, sendo que crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose. Atendimento é às segundas, quartas e sextas-feiras.
Para as demais faixas etárias a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira. Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Maiores de 18 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.
Foto: Divulgação