Rio Claro está investindo na ampliação das opções de descarte de resíduos. Novos ecopontos estão sendo providenciados pela prefeitura. Em fase de finalização, o ecoponto do distrito de Assistência já está recebendo materiais e um outro está com obras iniciadas no Jardim Conduta.
“A cidade está crescendo e é importante que esteja estruturada para a destinação adequada do entulho e outros resíduos”, comenta o prefeito Gustavo, lembrando a importância de todos colaborarem para deixar a cidade em ordem evitando jogar materiais em terrenos e vias públicas.
O de Assistência é o oitavo ecoponto do município e está na Avenida 1-A com a Rua 3. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o novo local será cercado com alambrado e terá rampa. “Mesmo assim, as caçambas estão no local e já recebem os descartes dos moradores daquela região, explica o titular da pasta, Leandro Geniselli.
No Jardim Conduta a prefeitura está preparando a área para o início das obras do nono ecoponto. O local já foi limpo e está sendo feita a terraplenagem. “Também temos projeto para que, em breve, tenha início obras de um décimo ecoponto, em local que vamos divulgar em momento oportuno”, destaca a diretora municipal de Resíduos Sólidos, Regina Ferreira da Silva.
Os novos ecopontos seguem o mesmo padrão de funcionamento dos demais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados das 8 horas ao meio dia.
Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Já o lixo orgânico, hospitalar e de empresas não é aceito nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.
Os oito ecopontos em operação estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3-JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6-A, Avenida M-21) e Jardim São Paulo (Rua 1-A), e nos distritos de Ajapi (quilômetro 16 da estrada Ajapi-Ferraz na esquina da Avenida 15) e de Assistência (Avenida 1-A com Rua 3).
Foto: Divulgação