A partir de encontros remotos e presenciais, o Núcleo de Supervisão Escolar da Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro vem ampliando os contatos e fortalecendo os vínculos com as equipes gestoras de cada unidade educacional. “O objetivo destas ações é estabelecer canais de diálogos sobre orientações administrativas e pedagógicas, bem como sobre atividades educativas não presenciais que estão sendo desenvolvidas na rede municipal de ensino”, afirma Valéria Velis, secretária municipal da Educação.
A secretária explica que, em função dos cuidados com a pandemia, os primeiros contatos ocorreram pelo aplicativo Google Meet, pelo qual a equipe gestora – composta pelo diretor da escola, vice-diretores e professores coordenadores – pôde compartilhar com os supervisores de ensino as informações de suas escolas. “Além dos aspectos técnico-administrativos, foram pontuadas questões pedagógicos em relação à faixa etária atendida e as demandas decorrentes em função deste momento tão singular que vivemos, cujo contato escolar com os alunos e suas famílias tem ocorrido por meio de atividades educativas não presenciais”, ressalta Valéria. O Núcleo de Supervisão Escolar considera que esta primeira aproximação foi fundamental na construção e fortalecimento de uma parceria de trabalho que se estende pelo ano letivo em prol de uma educação pensada coletivamente, entre a Secretaria Municipal da Educação e escolas.
Numa segunda etapa, foram realizadas visitas às unidades educacionais para reconhecer os espaços e melhor compreender o trabalho pedagógico que desenvolvem, tendo como foco o acompanhamento do desenvolvimento das atividades não presenciais. As visitas contaram, em muitos momentos, com a participação dos coordenadores pedagógicos do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP).
Além das 64 escolas da Educação Básica (que envolve Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos), também são supervisionadas as escolas particulares que atendem a Educação Infantil. Na rede pública municipal são atendidos 18.485 alunos, sendo que parte destes está matriculada em sala de recursos da Educação Especial e na Educação Integral.
Foto: Divulgação