Com a Central de Acesso Avançado em Saúde (Caas), serviço que entrou em funcionamento no ano passado, Rio Claro ampliou a oferta de vagas em todas as suas unidades de saúde. O município foi de 493.181 vagas em 2021 para 664.255 em 2022, ou seja, 171.074 vagas a mais disponibilizadas aos pacientes, o que representa 34,68% de aumento.
“O serviço é uma das mais bem sucedidas políticas de fortalecimento da atenção primária em saúde no município, que teve resultados positivos imediatos, ampliando e facilitando o acesso da comunidade às unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Além de ampliar as vagas, o novo serviço otimiza os recursos, com a redução de faltas a consultas e procedimentos agendados. Nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, em 2021 foram recepcionados e atendidos 390.511 pacientes e houve índice de faltas de 10%. Em 2022 esses atendimentos aumentaram em 34,76%, com 526.283 pessoas recepcionadas e atendidas, e o índice de faltosos caiu para 8%.
“Saúde é prioridade e, com trabalho sério, buscamos oferecer à população atendimento sempre com mais qualidade e agilidade”, destaca o prefeito Gustavo.
A central permite à população o acesso direto ao agendamento de consultas na rede do SUS, sem a necessidade de ir pessoalmente até a unidade de saúde para agendar o procedimento. O serviço funciona por meio de uma central de atendimento, as ligações são gratuitas e o agendamento é imediato. “Isto traz comodidade, segurança e agilidade na oferta de serviços de saúde”, destaca Ana Paula Branco, diretora de tecnologia da informação e inovações da Fundação Municipal de Saúde.
A Central de Acesso Avançado em Saúde atende pela linha telefônica 0800-019-0999, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Além do telefone, a central também conta com chat, que pode ser acessado por meio da página da Fundação de Saúde (saude-rioclaro.org.br).
O usuário deve usar o serviço para agendar a consulta nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O mesmo vale para reagendamento e cancelamento de consultas. Além das consultas médicas e de enfermagem, também são feitos por telefone os agendamentos de papanicolau e primeira consulta odontológica. Por meio da CAAS, também é realizado o monitoramento do paciente na rede pública de saúde, o que inclui busca ativa por faltosos, lembretes de consultas, exames e cirurgias, campanhas de prevenção, campanhas de imunização e monitoramento de grupos de risco.
Foto: Divulgação