Com o objetivo de ampliar o serviço de castração no município, a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) formalizou pedido ao deputado federal Ricardo Izar (PP) solicitando emenda para a compra de um veículo “Castramóvel”, o que foi atendido e, segundo a vereadora, com recursos já liberados.
Conforme divulgado pelo Diário do Rio Claro em julho deste ano, a verba no valor de R$ 120 mil já constava na conta da Fundação Municipal de Saúde, responsável por abrir o edital para aquisição do veículo adaptado e equipado conforme as normas de saúde.
Segundo a prefeitura, o município vem a cada mês atingindo números mais expressivos nos procedimentos, mas confirma que o resultado poderia ter sido ainda melhor se todos os agendamentos tivessem ocorrido conforme o programado pelo setor. No entanto, muitos proprietários deixaram de comparecer no dia e hora marcados com seu animal para a realização da cirurgia. Em outubro, foram 542 procedimentos agendados. Desses, 87 não resultaram em esterilizações porque o dono não levou o animal ao Centro de Zoonoses e nem mesmo desmarcou o horário. No total, no mês de outubro, o setor realizou 455 esterilizações, sendo 228 cães e 227 gatos, machos e fêmeas.
A população e os protetores de animais acreditam que o “Castramóvel” vai facilitar o acesso dos donos de animais ao serviço.
“Infelizmente, o abandono de animais é uma realidade, o controle populacional de cães e gatos tem que ser encarado como um trabalho de política pública. A castração é parte do trabalho feito para conscientização da posse responsável. Por se tratar de uma unidade volante, a intenção é facilitar”, disse a vereadora.
Na rede social do Diário, a população também questionou quando o serviço estará disponível. “Nós estamos cobrando, população envolvida e protetores da causa estão cobrando, mas até agora não liberaram o edital”, afirma a vereadora.
Para atender as demandas, será elaborado um cronograma de atendimento por regiões da cidade. O serviço não terá custo.
RETORNO
A Fundação Municipal de Saúde informou por meio de nota que o edital de licitação necessário para a compra da unidade do “Castramóvel” está em fase de elaboração, porém, não deu prazo.
Para ter acesso ao serviço de castração que já acontece, o munícipe pode ligar para 3535-4441 ou 3533-7155 e pedir informações sobre cadastros, agendamentos e encaixes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.