O governo estadual confirmou na terça-feira (19) para a Secretaria Municipal de Saúde que o município de Rio Claro receberá um primeiro lote de 3.160 doses para vacinar profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavirus.
De acordo com Suzi Berbert, diretora municipal de Saúde, a quantia é suficiente para vacinar 86% dos profissionais da linha de frente. “Ainda não há data confirmada para recebermos este primeiro lote, mas esperamos que seja breve e que mais vacinas venham logo a seguir para que todos os profissionais de saúde sejam imunizados o quanto antes”, afirma Suzi.
O Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19 prevê que serão vacinados com estas primeiras doses, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa, Unimed, Santa Filomena, Bezerra de Menezes, AME e Instituto Adolfo Lutz.
As 3.160 doses que serão liberadas pelo governo estadual correspondem a 40% do total necessário para atender os 7.500 profissionais da saúde de Rio Claro. Por isso, serão vacinados primeiro os de linha de frente.

SANTA GERTRUDES
Segundo comunicado emitido pela Prefeitura de Santa Gertrudes nessa quarta-feira (20), o município esperava receber 1130 doses para imunizar os profissionais de saúde e também a população que está em instituições de longa permanência para idosos, porém, uma quantia fracionada menor foi disponibilizada neste primeiro momento, sendo apenas 219 doses. Com isso, serão vacinados primeiramente os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Todo o processo de aplicação será realizado nas próprias unidade de saúde.
ESTADO
O Governo do Estado de São Paulo vacinou desde domingo (17) 16.726 profissionais de saúde contra o coronavírus, até as 13h46 dessa quarta-feira (20). Isso equivale a uma pessoa imunizada a cada três minutos, segundo destacou o Governador João Doria durante a coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, para a atualização das ações de combate à pandemia de COVID-19. A contagem em tempo real das pessoas vacinadas no estado pode ser acompanhada através da plataforma desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do Estado, o “Vacinômetro”. Disponível no portal do Governo de São Paulo, o “Vacinômetro” é alimentado diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação.
Foto: Governo do Estado de São Paulo