O município de Rio Claro terá três representantes em evento sobre economia que será realizado pelo Papa Francisco na cidade de Assis na Itália. O evento “Papa Francisco e Jovens de Todo o Mundo para a Economia de Amanhã” vai reunir mil jovens do mundo inteiro entre os dias 20 e 24 de setembro. A bancária rio-clarense Flávia Mengardo Gouvêa estará entre os 100 jovens brasileiros que compõem a delegação do Brasil. Além dela, Rio Claro terá ainda mais dois representantes: Álvaro Micheletti e Camilla de Oliveira.
A atividade tem como objetivo consolidar um novo modo de produzir economia partindo do princípio de que ela deve servir à sociedade, e não o contrário. A iniciativa chamada de “A Economia de Francisco e Clara” é baseada na visão de São Francisco de Assis e, no Brasil, de Santa Clara de Assis.

O evento estava programado para acontecer em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19. Agora, de malas prontas, Flávia embarca no sábado (17) para a Itália. “Fazer parte da Economia de Francisco me faz sentir uma grande alegria, pois sinto que mudanças no mundo são urgentes”, comenta Flávia que é formada em Relações Internacionais, mestre em História Econômica e doutoranda em Administração voltado para economia sustentável na Universidade de Campinas (Unicamp), câmpus de Limeira.
De acordo com ela, a Economia de Francisco “é um evento único no qual o papa, maior autoridade da igreja católica, convoca jovens do mundo inteiro, como formação em economia ou que atuam na área, para participar de um encontro e pensar numa nova maneira para produzir a economia”.

A bancária ressalta que a atual economia é liberal e voltada exclusivamente para o lucro, e isso precisa ser revisto. “Vivemos em um mundo de economia liberal, com um sistema econômico capitalista, voltado único e exclusivamente ao lucro. Ou seja, se uma ação ou atividade não dá o lucro financeiro esperado, a mesma precisa ser repensada ou remodelada, a fim de gerar mais lucro. Para a Economia de Francisco o lucro não é a finalidade última e única do capitalismo: este pode ser repensado, ou melhor, ajustado, pensando na inclusão de todos, com menos desigualdade social, e pensando no bem comum, visto que todos nós habitamos a casa comum, o planeta Terra”, afirma.
Convocação do Papa

O chamado do Papa Francisco aos jovens interessados em repensar a economia mundial foi feito em 1º de maio de 2019. Flávia se inscreveu na modalidade pesquisadora e teve sua candidatura aceita sendo incluída na Vila de Finanças e Humanidade, que vai discutir o tema finanças de uma forma mais humana.
Mesmo com a viagem 2020 adiada, as atividades continuaram. No final de 2020, Flávia e os demais jovens selecionais para o evento participaram do encontro virtual “A Economia de Francisco”. A partir das propostas do movimento, o Núcleo da Economia de Francisco de Piracicaba, do qual Flávia participa, elaborou uma carta aberta aos prefeitos dos 15 municípios que compõem a Diocese de Piracicaba. O prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, assinou o documento em fevereiro do ano passado e firmou compromisso com a Economia de Francisco.
De acordo com a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos), o Papa Francisco chegará à cidade de Assis no dia 24 de setembro por volta das 9h30 (horário local). “Francisco terá um encontro com os jovens, caracterizado por um momento artístico teatral e pelas experiências contadas por oito jovens. Às 10 horas da manhã, após um momento artístico e cultural, haverá uma acolhida, uma introdução e oito depoimentos de jovens de todo o mundo”, informa a CNBB. Então, o pontífice fará uma palestra e assinará o Pacto Economia de Francisco.
Por Redação DRC