Considerado padroeiro dos motoristas e viajantes, o santo que atravessou um rio com o Menino Jesus nas costas, terá duas carreatas em sua honra neste fim de semana, no sábado (21) e no domingo (22).
NOSSA S. APARECIDA
No sábado (21), realizada em um trabalho conjunto da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Pessoas, de Bens e de Cargas de Rio Claro (Sintrarc), acontece a 44ª Carreata de São Cristóvão.
A expectativa é de que a carreata reúna por volta de 1.200 veículos que se concentrarão na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do aeroclube, às 16h30 deste sábado (21), com previsão de saída para às 18 horas.
Desse local partirão em procissão pela Rua 14 até a rotatória da Visconde do Rio Claro. Na Visconde irão até a Avenida 32, onde ocorrerá a benção aos motoristas, concedida pelo Padre Renato Luis Andreatto, pároco da Igreja Nossa Senhora de Aparecida.
“É um evento bastante tradicional para todos, principalmente para os motoristas. Haverá uma concentração grande de veículos e peço a compreensão de toda a comunidade, pois é um momento especial. Para quem irá participar da carreata é preciso atenção aos limites de velocidade e às leis de trânsito”, destaca o titular da Setur, Ronald Penteado.
De acordo com Gilvon Barbosa, presidente do Sintrarc, participam da carreata carros, caminhões, motos e até ônibus.
“A carreata conta com o apoio de muitas pessoas para que aconteça e a participação dos motoristas é bem grande. As pessoas já conhecem o percurso e costumam respeitar o trajeto para evitar qualquer tipo de acidente”, comenta Barbosa.
Padre Renato enfatiza que é preciso lembrar e manter o verdadeiro significado do evento. “A carreata surgiu em homenagem a São Cristóvão, que um dia foi um ser humano, com conotação de intercessão junto aos motoristas e que levava a palavra de Deus por onde passava. É preciso lembrar sempre da essência da carreata e manter o respeito com o próximo”, observa o padre.
A carreata reunirá centenas de participantes, por isso é importante frisar a necessidade de atenção durante o trajeto. Motoristas e passageiros devem utilizar cinto de segurança e crianças devem estar devidamente sentadas no banco traseiro dos veículos. No caso de motociclistas, além do uso de capacete, a prudência se faz necessária, principalmente, para um inimigo quase imperceptível: linhas de pipa com cerol. Apesar de serem proibidas, é uma ameaça bastante presente. A instalação de antenas anti-cerol podem evitar tais acidentes.
Considerado um dos santos mais populares pela Igreja Católica, São Cristóvão tem seu dia celebrado em 25 de julho.
SANTO ANTONIO
Já no domingo (22), uma nova carreata acontece no município de Rio Claro. Coordenada pela Quase-Paróquia de Santo Antonio, de Ajapi, e pelo Grupo Amigos da Estrada, nas pessoas de Kinho e Valdecir.
A expectativa é de que aproximadamente 400 caminhoneiros estarão se concentrando em frente a empresa Alisul, na Estrada Rio Claro-Ajapi, às 10 horas, de domingo (22).
Em carreata, os caminhoneiros se dirigirão até a Igreja Matriz de Santo Antonio, onde os caminhoneiros e todos os veículos participantes receberão a bênção concedida pelo Diácono Flori Bortoletti.
Após as bênçãos, será servido almoço com costela de chão e as adesões precisam ser adquiridas até o dia 20 de julho.