O rio-clarense Lucas Zavarelli se prepara para o lançamento de seu primeiro livro intitulado “Antes do amor queimar escarlate”, no próximo dia 1º de maio, no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, um dos principais eventos de literários do país. “Estamos empolgados com esse evento para aquecer antes da Bienal também. Já fizemos uma live de lançamento pela editora, mas pretendo fazer um lançamento presencial na Bienal deste ano e em Rio Claro o quanto antes”, destaca Lucas, em entrevista ao Diário.
Lucas conta que começou a escrever por volta de 2019, mas que a obra também é formada por um conjunto de escritos que tem desde a adolescência. “Espero que o livro possa ajudar adolescentes e outras pessoas que estejam passando por momentos difíceis e confusos, principalmente durante períodos turbulentos de indecisão e pressão em suas vidas, como a passagem pelo Ensino Médio pode ser para alguns, por exemplo.”
O livro já pode ser adquirido pelo site da Editora Brazil Publishing ou pela Amazon.
O AUTOR
Nascido em Rio Claro, Lucas morou na Cidade Azul até 2012, quando se mudou para a Coreia do Sul acompanhando o pai Walter Grassman, renomado preparador físico de futebol, e a família. “Tenho um enorme carinho pela cidade, não somente por ser minha cidade natal, mas também pela presença de minha família, amigos e por todas as experiências e memórias que a cidade me proporcionou.”
Além da escrita, Lucas é ator, músico e ator. Ele conta que seu primeiro contato com a atuação veio através do Cosplay, quando ainda pequeno, e de livros com as histórias dos filmes e atores que mais gostava. Já na adolescência, começou a ler mais livros de teatro e atuação, o que acabou ajudando a pavimentar o seu caminho até a graduação em Artes Cênicas. “A timidez da adolescência fez com que a escrita e a leitura fossem o abrigo no qual eu me sentia confortável e seguro; após algumas mudanças em minha vida, o Teatro apareceu como uma grande ruptura e ato de coragem para que eu me libertasse de algumas amarras da juventude e pudesse contar e viver outras histórias”, declara.
Nesse trajeto, ele atuou em pequenas peças da igreja durante a juventude, porém, foi ao se mudar para a Coreia do Sul, que ingressou no curso de teatro na Keimyung University, na cidade de Daegu. “Participei de algumas peças da universidade, eventos de cosplay, comerciais e curtas-metragens.”
De volta ao Brasil, Lucas se mudou para Curitiba, onde trabalha atualmente como agente editorial na Editora Brazil Publishing e ator na Dreams and Magic, uma empresa de personagens.
ARTES
Com um pai diretamente envolvido no mundo do futebol, com familiares muito dedicados à questão ambiental como o avô Waldemar Bobbo e mesmo sem ter um familiar mais próximo diretamente envolvido com a arte, Lucas acredita que a paixão surgiu por influência de sua mãe Valéria Zavarelli Grassmann Bobbo. “Ela sempre me recomendou muitos filmes e músicas que me inspiraram e acenderam essa chama artística em minha vida — além de comprar muitas fantasias de heróis quando eu era pequeno. O exemplo de ver meus pais sempre lendo em casa também ajudou muito a despertar o interesse pela leitura e escrita”, comenta.
“Desde que decidi por estudar Teatro, nunca sofri nenhum tipo de repreensão ou impedimento dentro de casa; pelo contrário, sempre me apoiaram e acreditaram em meus sonhos. Esse apoio foi um dos fatores mais importantes para que eu tivesse a força e determinação para continuar sonhando e escapar das amarras do pensamento quadrado do colegial — totalmente focado em notas e cursos prestigiados para o vestibular.”
Segundo Lucas, além de sua mãe, seu avô Dourival Zavarelli também trouxe um pouco da arte como inspiração. “Meu avô foi um grande sapateiro e, mais do que fazer sapatos, ele era um artista que canalizou toda a sua arte para esse ofício durante toda a sua vida. Uma de suas filhas, Rosani, irmã mais velha de minha mãe, herdou muito desse talento e sempre produziu artes lindas, principalmente através do artesanato. Tenho os dois como grandes inspirações em minha vida”, conclui.
Antes do amor queimar Escarlate
Ele era apenas mais um garoto no último ano do ensino médio procurando entender o propósito de sua vida. Em uma manhã quente de verão, antes da primeira aula do dia, tudo iria mudar para sempre. Um despretensioso olhar em sua direção fez com que o seu coração batesse mais rápido do que nunca, tudo ganhasse um novo sentido, e ele encontrasse, em um simples diário, o confidente que precisava para compartilhar seus pensamentos e emoções.
Blog
Ele também escreve em seu blog: www.LAmourVousAime.com
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação