Paulo Roberto Meyer, cidadão rio-clarense, foi indicado pela Senadora Mara Gabrilli, para concorrer ao Prêmio Brasil Mais Inclusão, na categoria “Mérito Darci Barbosa”, como personalidade que atua na luta por Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Prêmio, organizado pela Câmara dos Deputados, é uma homenagem anual a empresas, entes federados (União, estados e municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência.
Os dez agraciados serão contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada a personalidades e entes federados, que concorrem na categoria “Mérito Darci Barbosa”. A outra metade é dedicada a empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria “Mérito João Ribas”.
Segundo Mara Gabrilli, Paulo Meyer é um cidadão com espírito público. “O Paulo é um grande parceiro de trabalho, que trabalha incansavelmente para levar mais inclusão e qualidade de vida à população com deficiência da cidade de Rio Claro, no interior paulista. Se tivéssemos um Paulo Meyer em cada cidade do Brasil, nosso país teria muito mais inclusão e acessibilidade”, disse a senadora.
Paulo Meyer agradeceu à Senadora Mara Gabrilli, que é uma das maiores referências para inclusão no Brasil e no Mundo. “Independentemente do resultado da premiação é uma satisfação e um orgulho receber essa indicação, que mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado por políticas públicas para pessoa com deficiência e inclusão. Fico também muito feliz em representar nossa amada cidade, que pela primeira vez tem um cidadão concorrendo a este prêmio. Agradeço a todos que dia a dia nos ajudam a difundir e trabalhar pela inclusão em nosso município e estado, com intuito de cada dia mais conquistar uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.
A votação para escolha dos premiados acontece no dia 14 de julho pelo Conselho Deliberativo, já indicado. A divulgação dos agraciados será no dia 15 de julho. Concorrem na categoria Darci Barbosa, 17 indicados.
QUEM É PAULO MEYER
Paulo Meyer é pessoa com deficiência (cego), tem 54 anos de idade, casado e com uma filha. Graduado em Gestão Pública, desde 1987 milita pelos Direitos da Pessoa com Deficiência na cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo.
Nasceu com glaucoma congênito, viveu sua infância e adolescência com um pequeno resíduo visual, mas perdeu totalmente a visão aos 28 anos de idade. Há anos Paulo Meyer atua com afinco em busca de uma sociedade mais inclusiva. Foi o primeiro Assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, cargo que ocupa desde 2017 até hoje. Com seu trabalho vem revolucionando a forma de pensar a inclusão no município de Rio Claro, cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, que em razão das ações já vem se destacando em políticas públicas para inclusão no cenário estadual e nacional.
Atua também como radialista desde 2002, hoje com programa na Rádio Claretiana FM de Rio Claro. É colunista no jornal Diário do Rio Claro, onde possui a coluna Inclusão em Debate. É um dos criadores da Central Brasileira de Inclusão, canal de Facebook e Youtube que visa difundir inclusão através de lives e conteúdo, transmitidos também pela web rádio digital.
Desde 2017 é Assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, onde vem tendo atuação de destaque na luta pela efetivação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e vulnerabilidade social. Atualmente é também membro do Conselho Gestor da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP; do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro; da Pastoral do Deficiente de Rio Claro; e da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência.
Foto: Divulgação