O jovem rio-clarense Kauan Alves foi selecionado em meio a 31 mil inscritos de todo o Brasil que participaram do processo seletivo do RenovaBR, movimento que busca preparar talentos da sociedade para a renovação política do país. O nome de Kauan, de 19 anos, faz parte do grupo seleto de 4% escolhidos para a iniciativa.
“Estou muito feliz, pois o Renova conta com um time excepcional tanto de especialistas, como Ricardo Paes de Barros, Marcos Lisboa e Tiago Leifert, quanto de líderes, a exemplo da deputada federal Tábata Amaral, do deputado estadual Daniel José e o Kayo Amado, formado em Gestão de Políticas Públicas (USP). São lideranças que admiro muito pela trajetória e trabalho que desenvolvem”, disse ao Diário do Rio Claro.
Kauan e os demais escolhidos vão participar da segunda temporada do programa.
O jovem, que é estudante de Gestão de Políticas Públicas na USP – Universidade de São Paulo, passou por uma seleção, onde foram aplicados diversos critérios, como a análise curricular, provas de raciocínio lógico, conhecimentos gerais, envio de vídeo de apresentação e avaliação por uma banca.
Além disso, houve também uma checagem de antecedentes e histórico para assegurar a ficha limpa dos selecionados. “A experiência vai proporcionar a chance de aliar o que já estudo na USP sobre governo e política com os treinamentos e atividades do programa”, comentou o estudante, que recebeu a notícia por e-mail.
De educação à saúde pública, de gestão fiscal ao desenvolvimento social, os líderes RenovaBR são preparados pelos maiores especialistas do Brasil e aprendem o que todo político deveria saber. A iniciativa começou em 2017 por Eduardo Mufarej, empresário que também preside o Somos Educação e tem colaboradores como o apresentador Luciano Huck, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, o publicitário Nizan Guanaes e o empresário Abílio Diniz.
O RenovaBR, hoje, é o principal meio para formação de novos representantes públicos no país. Honestidade, diálogo e dedicação são os valores do movimento, que não tem cunho partidário, e abrangeu nas suas inscrições pessoas dos mais de 35 partidos do Brasil e também não filiados a nenhum partido. A intenção do programa é renovar a política e capacitar pessoas talentosas e com potencial que sonham em representar o povo de sua cidade, estado e país.
Um senador e outros 15 deputados federais e estaduais eleitos nas eleições de 2018 tiveram experiência prévia de capacitação no movimento. Entre eles, a deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP), Vinícius Poit (NOVO-SP), Marcelo Calero (Cidadania-RJ) e Tiago Mitraud (NOVO-MG).
Kauan Alves é também líder em Rio Claro do Students For Liberty, uma organização global de estudantes em defesa da liberdade, além disso, atua como coordenador geral na ONG de jovens AJA – Associação Juventude Ativa. Na política, o estudante foi Deputado Estadual Jovem em 2012 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, em 2015, presidiu o Parlamento Jovem na Câmara Municipal rio-clarense.
Após todo o conhecimento com o curso, que começa no dia 5 de agosto e segue até novembro, o objetivo é colocar em prática. “Trazer essa formação para a nossa Rio Claro e o país, com o pensamento voltado para aquilo que é o desejo comum de todos: modernidade, gestão eficiente e oportunidades para todos os rio-clarenses e brasileiros”, afirmou o jovem.