O Papa Francisco acolheu, nesta quinta-feira, 13 de julho, o pedido de renúncia apresentado por dom Antônio Fernando Brochini, rio-clarense que ocupava o posto de bispo diocesano em Itumbiara/GO, em razão de ter completado 75 anos conforme previsto no Direito Canônico.
Ao mesmo tempo, o Santo Padre nomeou o atual bispo auxiliar de Brasília, dom José Aparecido Gonçalves, como novo bispo para a diocese de Itumbiara, em Goiás, no mesmo dia que marca a sua ordenação episcopal. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo bispo emérito e saudação ao novo bispo da diocese.
Conforme informações oficiais da Diocese de Itumbiara e da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), dom Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro (SP) no dia 10 de novembro de1946.
É membro da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos). Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na escola apostólica Santa Cruz, dos Estigmatinos, em sua terra natal. Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto (SP), no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni. Em Campinas, cursou Filosofia no Instituto Estigmatino, cuja conclusão aconteceu no ano de 1967.
Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 1967 e 1970, licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional. De 1970 a 1973, cursou Teologia no Instituto João XXIII, na capital paulista, sendo que nesta mesma época exerceu a função de vice-diretor do Instituto de Ensino Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP).
Fez sua profissão religiosa em 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro do mesmo ano. De 1974 a 2001, exerceu as seguintes atividades na Província Estigmatina em Goiás e no Distrito Federal: formador do Seminário Menor, superior local e Provincial, diretor do ginásio senador Hermenegildo Moraes, pároco de Nossa Senhora do Carmo e mestre de Noviços; formador dos estudantes Professos Estigmatinos e diretor geral e administrativo do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), em Goiânia; superior provincial em Brasília e Morrinhos; formador dos estudantes de Filosofia e superior provincial em Goiânia.
Em 12 de dezembro de 2001, foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal (SP) e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003, sucedendo a dom Luiz Eugênio Perez. Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Itumbiara (GO). Tomou posse canônica na catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, em 3 de janeiro de 2015. Todas as informações são da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
Foto: Diocese de Itumbiara