O dia de ontem (29) foi marcado por mais uma ação em prol do comércio de Rio Claro. Uma reunião com prefeito Gustavo Perissinotto, vereadores e representantes da Associação de Bares e Restaurantes (Ariobar) foi realizada para a entrega de um Carta Aberta, com reivindicações e propostas. Os comerciantes avaliam que os casos de Covid-19 aumentaram no município mesmo com fechamento dos setores. “Nós vamos demonstrar que o combate à pandemia está em conjunto com a abertura e funcionamento do comércio adaptado na nova realidade que a gente se encontra”, disse o presidente da Ariobar Gustavo Souza.
Para não prejudicar ainda mais a economia, os comerciantes apoiam a reabertura dos estabelecimentos no dia 8 de abril. “Dia 8 vamos abrir o comércio de Rio Claro quer o executivo estadual queira ou não, vamos abrir e temos o apoio do Poder Legislativo de Rio Claro. Foi uma reunião ótima, dia 8 o comércio está aberto novamente de forma responsável e seguindo todos os protocolos da OMS de forma ainda mais rígida”, frisou.
Além da reunião, um manifesto foi realizado no Jardim Público em frente ao Paço Municipal. Antes, a concentração ocorreu na Avenida 29, em seguida comerciantes seguiram em uma carreata até a área central. Durante o ato, representantes declaram que sofrem represálias inclusive nas redes sociais, porém deixaram que não estão contra o combate à doença, mas, sim, favoráveis à reabertura consciente, destacando a necessidade de todos.
A Carta Aberta dos Empresários de Rio Claro foi entregue ao Prefeito Gustavo Perissinotto, ao Ministério Público, Polícia Militar e Guarda Municipal.
“Os empresários do município de Rio Claro salientam, inicialmente, que possuem ampla ciência e conhecimento acerca da gravidade do atual momento vivido no município com relação à pandemia da Covid-19, cujas informações atualizadas até a data de 27 de março de 2021 foram apresentadas no site da Prefeitura. Em razão disso, assim como vêm sendo feito desde o retorno do Estado ao regime de bandeira vermelha, informam que acatarão as atuais medidas anunciadas, no sentido de impor basicamente um lockdown2 na cidade de Rio Claro. Todavia, partindo dos princípios de que o Poder Executivo Municipal, durante os próximos 10 dias, poderá melhor se estruturar para o enfrentamento da doença; de que as medidas que serão adotadas através do Decreto nº 12.143 foram estudadas e, em razão disso, terão êxito em diminuir o índice de contágio da doença”, destacou trecho do documento.
Ainda na Carta, destacam que os empresários vêm acumulando gravíssimos prejuízos desde o início da pandemia, que já afeta o Brasil há mais de um ano e a sobrevivência do empresariado de Rio Claro está em risco, os empresários informam desde logo que, independentemente de eventuais novas medidas anunciadas, sejam oriundas do Poder Público Municipal, Estadual ou Federal, promoverão a abertura de seus estabelecimentos a partir do dia 8 de abril de 2021. A abertura, importante destacar, será promovida mediante atendimento e obediência a todos os protocolos sanitários necessários para o desenvolvimento de atividades de forma segura para clientes e colaboradores.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação