No último dia 30 de maio o Rotary Club de Rio Claro Sul realizou reunião semanal trazendo à tona os resultados surpreendentes alcançados pelos alunos dos ensinos fundamental II e médio do Colégio Puríssimo Coração de Maria.
Os jovens apresentaram os avanços obtidos até o momento com a doação de um scanner 3D e uma impressora 3D, proporcionados pelo projeto de subsídio distrital do Rotary Club de Rio Claro Sul, intitulado “Educando e Servindo”, para o Espaço Maker – Empresa Júnior.
No encontro foram destacadas diversas aplicações dos equipamentos que já renderam resultados significativos e impactantes para a comunidade local. Entre as conquistas alcançadas podemos citar:
- Produção de ossos em polímero para simulações e pré-operatórios de cirurgias ortopédicas complexas, em colaboração com a equipe do médico Paulo Humberto Costa. Com o auxílio do scanner 3D e da impressora 3D, os alunos conseguiram ampliar seu suporte a esse projeto, fornecendo um volume maior de peças necessárias para as simulações.
- Início do projeto “Leito Engessado” para o garotinho Israel Cordeiro, sob a supervisão de Paulo Humberto Costa. Esse projeto, que visa auxiliar no tratamento ortopédico de Israel, já está em andamento e conta com o apoio dos estudantes do Colégio Puríssimo, que utilizam os recursos de escaneamento 3D e impressão para criar soluções personalizadas.
- Oportunidade para o ex-aluno João Rosalen desenvolver seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Faculdade de Medicina Santa Marcelina. João está construindo uma perna mecânica com a supervisão dos professores da faculdade. Essa conquista é resultado direto do acesso aos equipamentos de escaneamento 3D e impressão 3D, que permitiram a João dar vida a seu projeto inovador.
- Desenvolvimento de projetos de itinerários formativos que exigem a utilização da impressão 3D e do escaneamento, como a criação de jogos adaptados e acessíveis para pessoas com deficiência visual. Essas iniciativas visam promover a inclusão e estimular o aprendizado de maneira lúdica e adaptada às necessidades dos alunos.
- Oferta de um curso extra gratuito de escaneamento 3D para os estudantes da instituição. Com essa iniciativa, o Colégio Puríssimo visa capacitar os jovens a explorar o potencial dessa tecnologia, ampliando suas habilidades e conhecimentos.
- Utilização da impressora 3D para a confecção de placas em braille. Essa aplicação possibilita a produção de materiais acessíveis para pessoas com deficiência visual, promovendo a inclusão e a disseminação do conhecimento de forma igualitária.
- Criação do projeto “Afrodite”, que será lançado em outubro, no mês de conscientização ao câncer.
É o Rotary Club de Rio Claro Sul fazendo o bem no mundo através da Fundação Rotária.
Foto: Divulgação