Em outubro de 2014, tomando conhecimento de que o Governo do Estado, através de sua Secretaria de Transportes Metropolitanos, tinha plano de implantar trem de passageiros até Americana, o advogado Irineu Carlos de Oliveira Prado entendeu que Rio Claro não poderia ficar fora do projeto. Seja pela pequena distância de Americana, seja pela tradição ferroviária da cidade.
Assim, enviou ofício para as entidades locais (prefeitura, Câmara Municipal, sindicatos, Associação Comercial, FIESP/CIESP, clubes de serviço, rádios e jornais e outras que vieram à sua lembrança).
“Ocorre que apenas a Subseção da Ordem dos Advogados, pela então Presidente Rosa Catuzzo, se dispôs a pugnar para que viessem até Rio Claro os trens planejados. Nomeou referido causídico representante da Ordem na Campanha. Na Casa da Advocacia e Cidadania, deram-se importantes reuniões, e decidiu-se formalizar a Campanha, com a subscrição de abaixo-assinado, onde foram colhidas aproximadamente 25 mil assinaturas”, explica Irineu Carlos de Oliveira Prado.
O abaixo-assinado foi entregue ao então Governador Alckmin, que se mostrou favorável ao pleito rio-clarense. Houve audiências com secretários dos Transportes Metropolitanos e do Planejamento, sempre acompanhados pelo deputado Aldo Demarchi, e por colegas locais. Deram-se diversos encontros e reuniões sobre o assunto. Na Casa do Advogado, na sede da UFA – União dos Ferroviários Aposentados, nas Câmaras Municipais de Cordeirópolis e de Limeira e outras.
“Acontece que com o afastamento do Governador Alckmin para disputar as eleições presidenciais, a situação de quase interinidade do Vice, Márcio França, com alteração do Secretariado, não permitiu progressos em nossa campanha. Também o início do atual Governo Estadual”, disse Irineu.
A par disso, o Presidente da Subseção da OAB nomeou o advogado Irineu para presidir a Comissão Pela Volta dos Trens de Passageiros a Rio Claro, dentro da nova dinâmica de trabalhos da Ordem dos Advogados, da 4ª subseção.
“Com o fim de prosseguir nesta tarefa e visando dar organicidade à Comissão (cargos, regimento interno, próximas atividades, etc.), a Comissão reuniu-se nos últimos dias 29 de agosto, 19 de setembro e 3 de outubro, presentes advogados e autoridades municipais da região”, esclarece.
Agora, foi decidido nova reunião para esta quinta-feira (28), às 9h30, na Casa de Advocacia e Cidadania (Avenida 7, nº 466). Nesta reunião, serão avaliadas as tratativas junto às autoridades competentes, em especial com o Secretário de Transportes metropolitanos e com o governador.