- Primeiro caso de Covid-19 é registrado em março em Rio Claro
Data de 31 de dezembro de 2019 o relato do primeiro caso de pessoa infectada com o novo coronavírus, na cidade de Wuhan, China. Entretanto, foi em 9 de janeiro de 2020 que foi registrada a primeira morte causada pela Covid-19. Em Rio Claro, o primeiro caso da doença foi confirmado no dia 26 de março e a primeira morte no dia 9 de abril. Até o dia 30 de dezembro, o município já somava 6.526 casos positivos e 164 mortes provocadas pela doença. No Brasil, até o dia 31 de dezembro, 193.875 morreram em decorrência da Covid-19 e outras 7.619.200 foram positivadas.
2. Quarentena: fechamento do comércio expandiu serviços de delivery
Para conter a disseminação da Covid-19, foi adotada a quarentena em todo o País. O Governo de São Paulo determinou no dia 24 de março o fechamento do comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança. Em Rio Claro, assim como em todo o globo, a rotina da quarentena se tornou parte do dia a dia. Na mesma medida em que as máscaras foram acopladas à vestimenta usual, o álcool em gel foi adicionado à lista de itens essenciais e lavar as mãos se tornou parte corriqueira das ações diárias. Estabelecimentos comerciais precisaram se adaptar para o distanciamento social e expandir os serviços oferecidos por meio de delivery ou atendimento pela internet.
3. Um mundo novo: Auxílio emergencial, aulas online e home office
O chamado “novo normal” instituído em tempos de pandemia trouxe uma realidade diferente aos rio-clarenses com aulas à distância, home office e compras pela internet. As videoconferências foram adotadas por todas as empresas, sendo uma opção para manter os serviços e o funcionamento da economia. Nesse processo o Auxílio Emergencial e novas regras para contratos de trabalho também ajudaram para que a economia continuasse girando. Na educação, o fechamento das escolas impôs uma realidade diferente às crianças e jovens, a estimativa é de que a tecnologia introduzida no período da pandemia seja acoplada para a manutenção de um ensino híbrido.
4. Vacina: uma busca incessante durante todo o ano
A grande expectativa para 2021: que a tão sonhada vacina contra a Covid-19 comece o quanto antes também no Brasil. Desde o surgimento do coronavírus, pesquisadores atuam para entender melhor sobre o vírus e, mais do que isso, criar o medicamento que possa imunizar a população e acabar com a pandemia. Na quarta-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com representantes da AstraZeneca e a Pfizer, laboratórios desenvolvedores de vacinas contra a covid-19, O tema do encontro foi o uso emergencial das vacinas no Brasil. A vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 20 de janeiro, segundo o Ministério da Saúde. Se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderia ter início entre esta data e 10 de fevereiro. Em um cenário menos favorável, a vacinação no Brasil poderá ocorrer a partir de 10 de fevereiro, conforme divulgado pela Agência Brasil.
5. Compra de EPI’s é alvo de operação da PGJ
Em julho, uma denúncia do Ministério Público apontou possíveis irregularidades na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para o setor de saúde em Rio Claro. A compra, no valor de quase R$4 milhões, deu-se a partir do gabinete do prefeito, que exerceu o domínio e o controle durante todo o processo aquisitivo. O MP apontou que a empresa contratada foi constituída supostamente em nome de ‘laranjas’, e apenas em fevereiro de 2020. Além disso, apontaram indícios de superfaturamento. Após o andamento de uma CPI e uma CP na Câmara para apurar a compra, a Procuradoria-Geral de Justiça deflagrou no dia 2 de dezembro uma operação que fez buscas na Prefeitura e na casa do prefeito Juninho da Padaria. Em buscas na casa do prefeito, foram encontradas duas armas e, por não possuir porte, Juninho foi conduzido para a sede do Deic em Piracicaba para apresentação da ocorrência das armas, onde pagou fiança e foi liberado. Entretanto, conforme notificação judicial, foi pedido o afastamento de seu cargo. Ainda no processo, no dia 16 de dezembro, o ex-chefe da Central de Compras do município, o advogado Valdemar Naidhig Neto, foi alvo de busca e apreensão. Ele se apresentou à polícia no dia seguinte e ficou detido até o dia 22 de dezembro. O processo de investigação continua.
6. Bellagamba se torna prefeito no fim de 2020
O prefeito João Teixeira Junior, o secretário municipal de Finanças – Gilmar Dietrich, e o chefe de gabinete – Silvio Aparecido Martins, receberam notificação judicial no dia 3 de dezembro de afastamento de seus cargos na administração municipal de Rio Claro. Com o afastamento do prefeito Juninho, o vice-prefeito Marco Antonio Melli Bellagamba assumiu o comando do município. O pedido de liminar solicitando o retorno de Juninho ao Executivo foi negado, com isso, o vice seguiu como prefeito em exercício até o fim do mandato.
7. Gustavo Perissinotto é o prefeito eleito
Gustavo Perissinotto (PSD) foi eleito prefeito de Rio Claro com 33.015 votos, o candidato conquistou 36,48% do eleitorado e assume o Executivo para o mandato 2021-2024. Em segundo lugar, com 24,25% dos votos, a candidata Maria do Carmo Guilherme (MDB) teve 21.945 votos. Em terceiro, o então, atual prefeito Juninho (DEM) ficou com 22,93% dos votos válidos, contabilizando 20.753 eleitores. Para a Câmara Municipal foram eleitos os vereadores: Paulo Guedes (PSDB) – 3.322 votos; Alessandro Almeida-macacoroxo (PODEMOS) – 1.714 votos; Sivaldo Faisca (DEM) – 1.654 votos; Moises Marques (PP) – 1.650 votos; Carol Gomes (CIDADANIA) – 1.533 votos; Luciano Bonsucesso (PL) – 1.467 votos; Rafael Andreeta (PTB)- 1.462 votos; Julinho Lopes (PP) – 1.255 votos; Pastor Diego Gonzales (PSD) – 1.201 votos; Thiago Yamamoto (PSD) – 1.186 votos; Pereira (PSD) – 1.169 votos; Adriano La Torre (PP) – 1.165 votos; Irander Augusto (REPUBLICANOS) – 1.098 votos; Serginho Carnevale (DEM) – 1.036 votos; Val Demarchi (DEM) – 992 votos; Rodrigo Guedes (PSL) – 927 votos; Hernani Leonhardt (MDB) – 914 votos; Vagner Baungartner (PSDB) – 754 votos; e Geraldo Voluntário (MDB) – 648 votos.
8. Morte de jovem por motorista de aplicativo e latrocínio chocaram o município
De janeiro a novembro, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública a cidade de Rio Claro registrou 17 homicídios. Já em dezembro outras mortes violentas entraram para a estatística. Um dos casos que chocou, marcou o ano e solucionado pela Polícia Civil foi o assassinato da jovem Ana Talita da Silva, de 19 anos. Ela foi morta a facada. As investigações apontaram que a morte da jovem se deu por volta das 17 horas do dia 7 de março, quando o autor deixa o corpo em um canavial próximo ao aterro sanitário. Um motorista de aplicativo foi identificado como autor do crime. Na tarde de 10 de março, o motorista de aplicativo se apresentou na delegacia, na ocasião, alegou não ter envolvimento com o crime. No dia 13 de março, a Polícia Civil divulgou o trabalho de investigações após esclarecer o caso. O delegado responsável pelo caso, Alexandre Socolowski destacou que as câmeras de segurança foram imprescindíveis para a resolução do caso. A princípio, o motorista negava a autoria, mas ao ser confrontado e ao relatar histórias inconsistentes, acabou por confessar o crime. De acordo com o depoimento do acusado, ele conhecia a vítima e teriam tido um relacionamento. A prisão preventiva do autor foi decretada no dia 8 de abril. Outro caso que também chocou o município foi a morte de Carlos Alberto Bortolin, de 55 anos, baleado na cabeça durante a ação dos bandidos que ocorreu em um bar do bairro Boa Morte. A Polícia Civil de Rio Claro prendeu três criminosos envolvidos com o latrocínio (roubo seguido de morte) registrado na noite de 22 de outubro.
9. Paulistão A3: Velo Campeão
O dia 16 de novembro de 2020, passou a ser uma data inesquecível na história do centenário e amado Velo Clube, data em que sagrou-se campeão paulista da Série A3 de 2020. Em um ano bastante promissor, o Rubro Verde conseguiu subir para a Série A2 e também obteve bons resultados ao disputar a Copa Paulista. “Valeu a campanha que o Velo fez. O Velo não desistiu no momento pior que foi a pandemia, mesmo no estado de calamidade manteve o futebol em ação, não desistimos nunca do Campeonato fomos atrás de novas peças e marcamos o nome para a história. O Velo não tinha nenhum título oficial e agora é Campeonato Paulista da Série A3 de 2020. Isso marca o trabalho de todos os atletas, diretoria e comissão técnica na história do clube. Daqui a 100 anos esse grupo, essa diretoria será lembrada porque o Velo tem um título oficial da Federação Paulista de Futebol”, destacou o presidente do clube, Reginaldo Breda.
10. Rio Claro FC se mantém na A2
Ocupando a 12ª colocação, com 16 pontos ganhos na Série A2 do Paulista, o Rio Claro FC encerrou sua participação no estadual no dia 30 de agosto. “O balanço que a gente faz é positivo, pela forma que foi este ano, com pandemia, toda a dificuldade que o Rio Claro FC teve desde o início do Campeonato, com relação às coisas extracampo, as dívidas, dinheiro, essas coisas todas. E a gente conseguir terminar o Campeonato e manter o time na mesma divisão, acho que, em cima dessas dificuldades, saímos de cabeça erguida. Foi bem difícil, mas terminamos de uma forma produtiva, positiva, por permanecer na divisão. Acho que esse é o primeiro objetivo geral de qualquer Clube que inicia a competição; é permanecer na divisão”, disse o técnico Adilson Teodoro, que acompanhou o clube ao longo de 2020.
11. João Paulo lança seu primeiro longa-metragem
A organização do Festival de Cannes divulgou os 56 filmes que compõem sua seleção oficial, selo de qualidade do qual poderão se beneficiar enquanto o evento, que aconteceria em maio, foi cancelado devido à pandemia de coronavírus. Dentre os selecionados, apenas um brasileiro, “Casa de Antiguidades”, primeiro longa-metragem do diretor rio-clarense João Paulo Miranda Maria. O filme nacional está na lista ao lado de “El Olvido que Seremos”, do espanhol Fernando Trueba; “Falling”, do norte-americano Vigo Mortensen; o aguardado “The French Dispatch”, de Wes Anderson; e dois filmes do diretor britânico Steve McQueen, vencedor do Oscar por “Doze anos de Escravidão”.
12. Parque Lago Azul é revitalizado
O Parque Municipal Lago Azul de Rio Claro foi reaberto ao público no dia 6 de novembro, após oito meses fechado devido à pandemia. Nesse período, o parque foi revitalizado e agora é referência em lazer também à noite, com horário diário das 7 às 22 horas, e não mais somente até as 19 horas. Outras novidades são os cinco pontos de redários, a volta dos pedalinhos, novo paisagismo, reforma das quadras esportivas, instalação de um mirante. Os chafarizes do lago foram substituídos e agora contam com sistema de iluminação. A réplica da Torre Eiffel, que ficava na rotatória da Avenida 32, foi transferida para espaço interno do parque e ganhou iluminação.
13. Obras para saúde, educação e segurança são entregues; parte do Fórum é entregue
Em 23 de dezembro foi entregue a quarta unidade de saúde reformada por meio de parceria entre prefeitura e Claretiano – Centro Universitário, ao todo, foram entregues as unidades do Mãe Preta, Bonsucesso, Terra Nova e Jardim Novo. Ainda, na área da saúde, foi efetuada a transferência de área do município para o Hospital Municipal. No dia 30 de dezembro, o prefeito em exercício de Rio Claro, Cel. Marco Antonio Bellagamba, efetuou a entrega de seis obras para os setores de educação, segurança, justiça e funcionalismo municipal. Além de três novas escolas, o município ganhou um centro de treinamento para a Guarda Civil e servidores municipais estão ganhando refeitório no departamento de Obras Públicas. A prefeitura também concluiu a parte que cabe ao município na construção do fórum localizado na Cidade Judiciária, atrás da Unesp.
14. Basquete: Caio Pacheco brilha na Seleção Brasileira e pandemia atrapalha Rio Claro Basquete
A pandemia interrompeu a disputa do NBB 2019/2020, e o Rio Claro Basquete encerrou a disputa em nono lugar. Apesar de garantir a vaga para a próxima temporada da competição, o time não conseguiu acertar os ponteiros para integrar a disputa. Enquanto o RCB seguiu em ‘stand by’, quem assumiu posição de destaque na modalidade foi o rio-clarense Caio Pacheco, que integra o time profissional do Weber Bahía Basket, na Argentina. O jogador, integrando a Seleção Brasileira, foi um dos destaques na temporada da AmeriCup (Copa América de Basquete Masculino), sendo cestinha em várias partidas.
15. Palavra ‘live’ foi utilizada 733 vezes no Diário do Rio Claro
Para suprir os encontros presenciais em tempo de quarentena, as ‘lives’ se tornaram a principal opção. Artistas adotaram as apresentações ao vivo por meio das redes sociais para entreter quem ficou em casa seguindo as regras de restrição social. A palavra ‘live’ foi usada, ao menos, 733 vezes nas páginas do Diário do Rio Claro. Até mesmo o Centenário entrou nessa nova tendência e realizou uma ‘live’ para acompanhar as eleições municipais de 2020. Foram mais de 20 mil internautas que acompanharam a transmissão, que contou com a parceria da TSA Som e Luz.
16. Jovem foi alvejada durante atuação da GCM
Gabrielli Mendes da Silva, moradora do bairro Mãe Preta, morreu após ser alvejada por disparo de arma de fogo, na madrugada de domingo (2) por volta de 00h05, durante uma ação da Guarda Municipal, no bairro Jardim Panorama. O caso gerou revolta. No domingo (2), a Polícia Civil comunicou que o guarda foi detido por homicídio culposo em razão do disparo de arma de fogo em via pública que atingiu a jovem e um outro rapaz de 29 anos. Foi arbitrada uma fiança de R$ 5 mil que foi paga e o guarda liberado.
17. Agentes de trânsito começam a atuar em Rio Claro
A contratação de agentes de mobilidade urbana era uma antiga reivindicação da comunidade, já que, os cargos foram criados em 2010, um concurso foi realizado pela administração anterior e nenhum candidato foi convocado. A atual gestão realizou concurso em 2018 cujas convocações foram feitas janeiro e, em setembro, os agentes de trânsito começaram a trabalhar nas vias públicas fazendo orientações para ampliar a segurança do tráfego. Além de ajudarem a organizar o tráfego em situações pontuais, como interrupções de trânsito devido a manutenções e obras emergenciais, os agentes de Mobilidade Urbana trabalham em pontos estratégicos, com maior incidência de acidentes, sempre posicionados de forma acessível e visível para que possam ser facilmente identificados.
18. Papa reconhece virtudes heroicas do rio-clarense Irmão Roberto Giovanni
O Papa Francisco recebeu em audiência em outubro deste ano, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, dom Marcello Semeraro, oportunidade em que autorizou a mesma Congregação a promulgar os decretos que reconhecem alguns milagres, martírios e virtudes heroicas. Entre estes, o martírio da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, morta por ódio à fé em Juiz de Fora em 1º de setembro de 1982 e as virtudes heroicas do Servo de Deus Roberto Giovanni, nascido no dia 16 de março em Rio Claro, em 1903. Os processos para a beatificação e posteriormente canonização já estão sendo analisados pela Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, no Vaticano.
19. Defesa Civil registrou mais de 110 ocorrências de incêndio
Prejuízo para o meio ambiente e para a saúde. Centenas de incêndios também foram registrados em Rio Claro. De janeiro a novembro as equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuaram em diversas regiões para conter as chamas. Somente os dados da Defesa Civil contabilizaram de janeiro a novembro, 114 ocorrências de incêndios. Um dos maiores e que devastou área superior a 50 hectares ocorreu no dia 5 de outubro, com região afetada entre o Aterro Sanitário e a Antiga Usina Corumbataí. No dia 6 de outubro, as chamas se alastraram por uma grande área da Feena. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da brigada da Floresta atuaram por mais de 10 horas para combater o fogo que atingiu 500 mil metros quadrados. Outro incêndio que deixou sua marca foi o que atingiu o barracão da Escola de Samba UVA, localizado no Espaço Livre da Vila Martins, no dia 28 de agosto. Como o galpão estava sendo mantido fechado, não havia ninguém no local, porém a escola teve prejuízo financeiro.
20. Nova fase no diário: nova impressão e novo prédio
No dia 14 de abril, o Centenário passou a contar com um novo sistema de impressão, que trouxe ainda mais cor, nitidez e qualidade para as edições físicas. A partir do dia 19 de abril, o Diário do Rio Claro se mostrou – mais uma vez – antenado ao mundo digital e adotou também o sistema de distribuição online pelo aplicativo Telegram. Agora, os leitores do Diário podem conferir as edições de três formas: a versão impressão, através do WhatsApp, ou através do Telegram. Outra novidade nos 134 anos do Diário foi a mudança de endereço, desde junho deste ano, o setor de atendimento ao cliente passou a funcionar em prédio na Avenida 5, nº575, no Centro da cidade.
Por Janaina Moro / Vivian Guilherme / Fotos: Divulgação