Em reunião online realizada nessa quarta-feira (21), o Colégio Eleitoral homologou o resultado da consulta pública feita na semana passada à comunidade universitária para eleição de reitor e vice-reitor da Unesp. Assim, os nomes da Chapa 1 Unesp Viva e Plural, formada pelo professor Pasqual Barretti (Faculdade de Medicina) e pela professora Maysa Furlan (Instituto de Química), serão indicados, respectivamente, para reitor e vice-reitora da Universidade para o quadriênio 2021-2025 e encabeçarão a lista tríplice a ser enviada na próxima semana ao governador do Estado, João Doria, para nomeação. Os nomeados pelo governador João Doria serão empossados em janeiro de 2021.
A chapa formada por Pasqual Barretti e Maysa Furlan obteve 50,64% dos votos válidos na consulta pública feita à comunidade entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020. Participaram da votação 21.225 pessoas, entre servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da Unesp. O número de votantes em 2020 é recorde no sistema e-Voto e 37% maior do que aquele registrado no primeiro turno das últimas eleições para reitor, em 2016.
Como apenas duas chapas concorreram na eleição, houve necessidade de o Colégio Eleitoral escolher, entre o universo de professores titulares da Universidade, dois nomes para compor a lista tríplice, o que foi feito por maioria de votos dentro do colegiado. Dessa forma, comporão a lista tríplice para reitor os professores Enes Furlani Junior, que disputou a eleição pela Chapa 2 Unesp de Ponta a Ponta, e José Alexandre de Jesus Perinotto, Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, indicado pelo Colégio Eleitoral. Os nomes que vão compor a lista tríplice para vice-reitora são dos docentes Héctor Luis Saint-Pierre (Chapa 2) e Cleopatra da Silva Planeta (indicada pelo Colégio Eleitoral).
Foto: Arquivo/Divulgação