Resistir para existir
Resistência, palavra forte com um significado relevante ao mundo que vivemos, não digo de forma física, mas da luta que travamos dia a dia contra um sistema que nos oprime e nos move cada dia mais diante da maneira que eles fazem e querem. A força de luta e garra, da potente mão do trabalhador, da mulher guerreira que batalha pelos seus direitos, do negro contra o racismo, do pobre contra o preconceito.
Somos a maioria, somos força, somos a luta, somos aqueles que fazem acontecer, cabeça baixa jamais nos fará forte, a força vem da união do povo contra aqueles que acham que ditam a nossas vidas como querem e entendem.
A verdadeira resistência está dentro de cada um de nós, não apenas em cada manhã quando saímos para nossa luta cotidiana, mas, sim, quando entendemos a força que tem quando todos damos as mãos e vemos a força que há entre os irmãos, sim, irmãos; irmãos de resistência, a força do povo está no próprio povo, e quando entendermos isso de verdade não haverá opressor.
Resistir pra existir, a verdadeira força está em cada um de nós!
Esse texto foi escrito pelo aluno Julio de Godoy Bueno dos Santos, da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo e pertencente a Rede Camões de Jornais Escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação