O reservatório de água da rua Marechal Deodoro em Piracicaba se tornou uma grande atração nos últimos dias, tem recebido centenas de pessoas e se tornou cenário para ensaios fotográficos e até videoclipe de banda. O reservatório integra o complexo da EEAT (Estação Elevatória de Água Tratada), no bairro dos Alemães, administrado pela Prefeitura de Piracicaba, através do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), construído há 136 anos é considerado um marco histórico para o município. O local foi aberto para visitação após ser necessário esvazia-lo para obras que estão previstas. “Quando assumimos ficamos sabendo que existia um vazamento crônico dentro do reservatório e já persistia há mais de 30 anos quando houve uma restauração, porém superficial, desta vez vimos a necessidade, porque começou a vazar na rua e a gente não utilizava a totalidade que deveria para a cidade”, salienta o presidente do SEMAE Mauricio de Oliveira.

A estação tem capacidade para dois milhões de litros de água e é responsável também pelo abastecimento de outros cinco reservatórios da cidade. Pela Primeira vez nos últimos 30 anos precisou ficar totalmente vazio. O público tem sido convidado para uma viagem no tempo e apreciar toda beleza arquitetônico do prédio. O momento de contemplação fica ainda mais especial ao ser embalado ao som de música clássica e iluminação que foram colocadas no prédio. “Quando conheci vazio, a primeira coisa que veio em mente foi mostrar para a população essa obra e colocar uma música clássica, erudita, para levar os visitantes aquela época”, destaca Maurício

Quem quiser apreciar o local tem até o próximo dia 15, com entrada gratuita, após essa data, o prédio ficará fechado para as obras que devem segui até dezembro em seguida retorna a operar com a finalidade em que foi construído, volta a servir como reservatório para abastecimento de vários pontos da cidade.
Visitação, gratuita, pode ser feita até dia 15 deste mês, das 7h30 às 13h. O acesso é pela rua Aquilino Pacheco, em frente ao número 311.

Por Janaina Moro / Fotos: Joel Lima/ TV Claret