O requerimento nº 743/2022 do vereador Adriano La Torre (PP) foi aprovado na Câmara Municipal de Rio Claro. O documento solicita que o prefeito Gustavo Ramos Perissinotto interceda junto à Secretaria Municipal de Educação, para a possibilidade de implementar o programa “Bombeiro na Escola”. Programa este que tem carga horária de quatro horas-aula sendo necessário de dois a quatro encontros para realização do trabalho, que é voltado para os alunos do Ensino Fundamental, 4° e 5° ano. Este programa tem como objetivo contribuir na formação das crianças e adolescentes, utilizando como referência valores de cidadania, civismo, ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, com isso despertando essas crianças para um futuro promissor de responsabilidades, disciplina e comprometimento com os estudos, com seus pais e o meio em que está inserido.
O programa
“Bombeiro na Escola” trata de situações do dia a dia, e foi desenvolvido com objetivo de ensinar os estudantes a identificar e evitar situações de risco e como agir em casos de emergência, abordando tópicos como: Como Acionar o Corpo de Bombeiros; como é Produzido o Fogo; casa Segura; rota segura e como evitar acidentes no trânsito e no lazer; como evitar afogamentos. O programa é padronizado em todo o Estado de São Paulo, e hoje conta com a adesão de inúmeras escolas sendo que todas recebem o mesmo material didático que foi elaborado por bombeiros e especialistas. As aulas são ministradas pelo bombeiro educador e os alunos, além do contato com a teoria, podem também vivenciar a prática de uma maneira lúdica, resultando, assim, em um aprendizado eficaz que reflete para a vida de toda a comunidade.
VISITA
O vereador visitou a Escola Municipal Darci Reginatto, localizada no bairro Santa Cruz e conversou com a diretoria sobre o projeto.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação