“Um dos principais benefícios, caso a ação seja consolidada, será o melhor direcionamento dos recursos estaduais e a concretização de ações para o desenvolvimento regional”. Assim avaliou o vereador Julinho Lopes (Progressistas) após participar no último sábado (08) de audiência pública que visa fortalecer a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. O Governo de São Paulo foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Regional Marco Vinholi e do vice-governador Rodrigo Garcia. A reunião aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, a Acip.
Importante informar que em estudo realizado pela Fundação Seade, e apresentado na audiência, foram divulgados alguns fatores que justificam a mudança de aglomerado para região metropolitana. Entre eles: o nível de interação entre os municípios, alto grau de adensamento urbano e o crescimento do Produto Interno Bruto.
Julinho Lopes defende a criação da região metropolitana, pois possibilitará a fomentação da economia e geração de renda, fortalecendo cada município e proporcionando mais qualidade de vida aos mais de 1,5 milhão de habitantes.
Com olhar apurado para o meio ambiente, o vereador Julinho Lopes legitimou a fala do promotor público Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) para que haja audiência e debates em torno do projeto de lei estadual 251/2021 que dispõe sobre a criação de unidades regionais de saneamento básico.
“Estamos passando por um momento delicado em relação às questões hídricas. Neste projeto, é necessário analisar a gestão da água, esgoto e geração de resíduos, além de realinhar as disposições das bacias hidrográficas. Sugiro a prorrogação do prazo para aprovação do projeto 251 com objetivo de aprimorar o texto”, enfatiza Julinho Lopes.
O vereador continuará acompanhando o processo de criação da Região Metropolitana de Piracicaba e analisando o melhor para Rio Claro.
Foto: Divulgação