A prática de Reflorestar consiste na recuperação da cobertura vegetal em áreas e locais que passaram por sérios problemas de devastação, seja de ordem natural, atividades agrícolas, expansão de áreas de pastagem para pecuária, e interferência direta da ação humana,
seja por meio de ocupações desordenadas, para dar espaço a edificações, habitações, em razão da construção civil, atividades industriais, minerárias, entre outras. Esta reposição vegetativa, acontece de duas maneiras, usando-se de diferentes espécies que desempenham uma função ecológica, para proteger os recursos hídricos, rios, lagos, córregos, sendo consideradas uma reposição heterogênea; ao mesmo tempo que esta reposição pode utilizar-se de mesmas espécies, para atender uma demanda econômica, como a produção de eucalipto, para extração de madeira e comercialização.
Outra forma de reflorestamento é a partir da Arborização das cidades, onde faz-se um planejamento estruturado para plantio de árvores e plantas em áreas onde a vegetação foi extinta, criando-se espaços verdes de lazer, permitindo uma melhor qualidade do ar no ambiente, pois as árvores contribuem para purificação do ar, pois estas sequestram o CO2, e amenizam o aquecimento global.
Assim, entendemos que pĺantar árvores em praças públicas, estamos fazendo também um reflorestamento, afinal as praças arborizadas, representam um valor paisagístico e estético nas áreas urbanas, pois além de ser abrigo aos pássaros, elas também fornecem sombra a carros e pedestres que transitam pelas ruas, bem como proporciona , a toda população e comunidade um bem estar físico.
Ao iniciarmos um processo de reposição da vegetação , também devemos lembrar das florestas presentes em diferentes pontos e territórios nacionais, e que nos últimos anos, vem sofrendo consequências de devastação, queimadas, precisando de engajamento de todos, em ações que possibilitem replantar espécies extintas e incentivar a preservação das existentes.
O reflorestamento além de possibilitar a proteção e recuperação do ecossistema de uma região, nem sempre será possível refazer um ecossistema idêntico ao original, apenas compensa-se a vegetação natural que foi sendo extraída, gerando uma recuperação da cobertura vegetal, repondo o que foi desmatado. Em todo processo de reflorestamento é necessário escolher espécies adequadas de acordo com a vegetação natural de determinado bioma, podendo ser plantadas espécies com floração ou mesmo frutíferas, e que seja um atrativo para insetos e animais, permitindo a disseminação de sementes.
Todo reflorestamento precisa de uma heterogeneidade de espécies. A revegetação traz inúmeros benefícios, principalmente para proteção e conservação da qualidade dos corpos hídricos, diminui-se custos de tratamento de água, e ainda evita-se que ocorra enchentes e secas alarmantes, pois a cobertura vegetal, tem o mecanismo de regular o sistema de vazão da água, liberando frações hídricas ao longo do ano, contribuindo para o melhor desempenho das bacias hidrográficas.
Outro ponto importante é que quando promovemos o reflorestamento, também estamos contribuindo com a produção agrícola, pois estas miniflorestas criadas próximas as plantações, ajudam a proteger as mesmas, contra tempestades ou chuvas, que devido a fortes vendavais podem destruir plantações inteiras.
Percebemos que os benefícios de reposição da vegetação são inúmeros e primordiais para manter um equilíbrio ecológico, pois além de contribuir para conservação dos corpos hídricos, ser essencial em áreas urbanas, e agrícolas, podem também proteger o solo, evitando erosões, permite um aumento da biodiversidade, produzem oxigênio, diminui-se a pressão em torno de florestas nativas e ainda amplia-se a oferta de empregos diretos e indiretos.
Alguns dos objetivos que permite estimular o reflorestamento, seria estimular a revegetação em pequenas propriedades rurais, principalmente aquelas tomadas por grandes áreas de pastagens, reprimir os desmatamentos ilegais, conter incêndios e queimadas e acima de tudo, proteger a biodiversidade e ecossistemas florestais.
Por Eder Varussa