Você evidentemente já deve ter percebido que tem pensamentos o tempo todo e que na maioria das vezes não são realmente muito bons, não é? Por certo, grande parte deles são negativos e influenciam cada vez mais seu estado mental. O seu estado mental influencia seus comportamentos e resultados daquilo que você deseja. As generalizações podem facilitar a sua vida, como pode atazanar sua história pessoal impedindo na maioria das vezes seu desenvolvimento como ser humano que é.
Senão vejamos, quando você caminha à uma porta que conhece, a maçaneta para abrir gira para direita ou para a esquerda? Você precisa pensar nisso quando aproxima-se dela? Claro que não. Você perderia muito tempo, não é? Você sabe que funciona desse jeito.
Por exemplo, imagine uma pessoa que o tempo todo foi rotulada de ser tímida e desajeitada, você acha que ela se sentiria bem numa conversa com algumas pessoas que conheceu no clube? Arriscaria ficar a vontade com eles? Muito provável que não.
Se na porta de sua casa a maçaneta abre para a direita, você não precisa mais pensar nisso. Se você tem uma deficiência em alguma área de sua vida dificilmente conseguirá superá-la, porque está alojada em seu subconsciente essa generalização que pode ter ocorrido uma única vez. Faz sentido?
Imagine quantos pensamentos você tem gravados em sua mente de que nada vai dar certo em sua vida. Quantos pensamentos estão alimentando e se saturando deles? Quando você come demais o resultado é você ficar obeso, não é? E seus pensamentos também irão ocupar muito espaço em sua mente prejudicando a sua vida.
A obesidade mental realmente pode influenciar seus objetivos e seu modo de vida. Em relacionamentos você poderia dizer: “Ah! Eu sei que esse novo relacionamento não vai dar certo”. Como você sabe? Só porque se deu mal uma vez, não irá impedi-la de ir bem no próximo. Que seria de Fábio Júnior? Continuaria solteiro para resto da vida?
Se você não se saiu bem em um objetivo que escolheu, não significa que tudo o que tentar também poderá ter o mesmo resultado. Muitas pessoas bem sucedidas que se deram mal no início de seus projetos, transformaram esse impedimento em trampolim para o sucesso.
A boa e má notícia sobre a obesidade mental é que se você continuar com os mesmos pensamentos negativos em sua mente não irá colher bons resultados. A boa notícia é que se você dedicar um tempo para reconhecer seus pensamentos eles automaticamente irão diminuir e você sentirá mais amor e fé pela vida. Pense nisso!