Foram nove meses de espera, mas finalmente o pequeno Ravi Lucca Tomazela Carneiro chegou ao mundo e fez a alegria dos pais Lucas dos Santos Carneiro e Tamiris Tomazela Carneiro, além de todos os familiares. E a estrela do menino já nasceu brilhando, pois ele foi o primeiro bebê nascido em Rio Claro em 2025.
Ravi veio ao mundo às 11h16 de quarta-feira, dia 1º de janeiro, na maternidade do Hospital Unimed, pesando 4.080 kg e medindo 50 centímetros (cm). A mãe conta que não esperava seu nascimento no dia de Ano-Novo.
“Eu estava vindo ao hospital a cada dois dias, e ontem [quarta-feira] a médica decidiu fazer a cesárea”, relata. “Achei muito interessante ele nascer nesse dia, está todo mundo procurando, querendo saber dele que já nasceu famoso”, acrescenta.
Primeiro filho do casal, o pequeno Ravi Lucca foi um bebê planejado com carinho pelos pais que desejam que ele seja abençoado com muita saúde. Seu nascimento no dia de Ano-Novo o tornou o “xodó” da maternidade da qual deve se despedir nesta sexta-feira (3) quando deverá receber alta junto com a feliz mamãe.
O pequeno começou a vida fazendo jus ao nome. Ravi Lucca significa “o sol que ilumina”. Ravi significa “o Sol” e tem origem no sânscrito, com uma simbologia ligada à luz, ao conhecimento e ao poder. Já Lucca vem do grego Loukás, do italiano “Luca” ou do latim “Lucas”. O significado do nome é “iluminado”, “luminoso” ou “portador da luz”.
Mavie
Também brilhou a estrela da pequena Mavie da Fonseca Carneiro Sanches. Ela nasceu às 15h20 do dia 1º de janeiro, de parto natural, na maternidade da Santa Casa de Misericórdia. A pequena veio ao mundo com 3.475 kg e 49 cm, esbanjando saúde, e surpreendeu os pais de primeira viagem Dallyson Carneiro de Almeida e Kerolayne da Fonseca Pereira por chegar em uma data tão especial. “Foi uma surpresa, a minha menina já nasceu brilhando, estava esperando pra nascer no primeiro dia do ano”, comemora a feliz mamãe.
Kerolayne queria parto normal, por isso aguardou pelo nascimento da filha. Ela chegou ao hospital por volta das 10 horas, iniciou o trabalho de parto às 12 horas e deu à luz às 15h20. “Estava com 41 semanas, esperei ela vir no tempo dela. Como eu vi que não estava dilatando optei por induzir o parto. Tomei oxitocina pra ter as contrações”.
O procedimento deu certo a pequena nasceu de forma natural. “Foi dolorido o processo, mas foi bem rápido, acabei dilatando bem rápido também”, relata a mãe que teve a companhia do estreante papai na sala de parto. “O pai babão foi muito bom durante o parto e no pós-parto, foi crucial pra tudo ter ocorrido da forma que ocorreu”. Desde o nascimento, ambos estão coladinhos na pequena que é a primeira neta do lado paterno da família.
O nome Mavie é de origem francesa e tem como significado “minha vida”. A palavra é composta por “ma”, que significa “minha”, e “vie”, que significa “vida”.
Ravi Lucca e Mavie são os primeiros rio-clarenses a nascer em 2025. Na maternidade do Hospital Santa Filomena não houve nascimentos no primeiro dia do ano novo.
Por Ednéia Silva / Fotos: Divulgação