A RD – RaiaDrogasil realizou nessa sexta-feira (19), o pagamento da doação de R$ 500 mil para a Santa Casa de Rio Claro. O valor é referente ao fundo Todo Cuidado Conta, criado pela empresa para o combate à covid-19 no interior do País. A Santa Casa de Rio Claro é referência na região atendendo a população de seis municípios.
O valor de R$ 500 mil doado pela RD, que opera na cidade de Rio Claro com a marca Droga Raia, será direcionado, entre outros itens, à compra de respiradores pulmonares, ventiladores de transporte, carrinhos de emergência, berços aquecidos e camas hospitalares, além de itens de proteção para a equipe de atendimento, como 12 mil máscaras descartáveis, cinco mil aventais e 500 máscaras N95.
Pela sua importância em toda a microrregião, pela ética na gestão e, ainda, por se enquadrar nas exigências para o recebimento desse recurso, a Santa Casa de Rio Claro foi um dentre os hospitais filantrópicos de todo a País a receber essa verba. “Essa onda solidária que se forma em diversos setores, principalmente o privado, é maravilhosa. Estamos muito gratos por sermos escolhidos pelo programa, isso mostra que nosso trabalho tem ganhado visibilidade”, comenta Jorge Pedro, vice-provedor do hospital.
O recurso recebido, somado aos inúmeros trabalhos realizados pela Santa Casa de Rio Claro no combate ao coronavírus, vem em boa hora e irá beneficiar as mais de 270 mil pessoas que são assistidas pelo hospital. “Entendemos que o objetivo da campanha é antecipar-se à expansão do covid-19, e é exatamente dessa forma que a Santa Casa de Rio Claro tem trabalhado, sempre um passo à frente”, explica o diretor Francisco Sterzo.
O fundo Todo Cuidado Conta tem a consultoria técnica do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS. A escolha dos hospitais e projetos beneficiados é feita por um comitê gestor do programa, que inclui conselheiros e executivos da RaiaDrogasil, profissionais do IDIS e especialistas independentes.
“A criação do fundo Todo Cuidado Conta, além de auxiliar essas cidades no combate ao coronavírus, também deixará um legado de saúde pós-pandemia, reforçando nossa missão de provedor de saúde local, tornando o cuidado primário mais acessível e disponível. O papel das farmácias na cadeia de saúde é essencial e se torna ainda mais fundamental nesse momento que estamos passando principalmente por ser a porta de entrada dos primeiros cuidados básicos”, destaca Marcílio Pousada, presidente da RaiaDrogasil.
Foto: Divulgação