A Câmara Municipal de Rio Claro confere nesta terça-feira (19) o título de Cidadão Emérito ao ex-vereador e radialista Sérgio Carnevale, 84 anos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A sessão solene está marcada para as 19 horas no plenário do Legislativo. O evento é aberto ao público e toda a população está convidada a participar da homenagem proposta pelos vereadores Val Demarchi, Adriano La Torre e José Pereira dos Santos, presidente do Legislativo Municipal.
“Carnevale foi vereador comigo por mais de um mandato. É uma pessoa companheira e leal que considera e respeita a Câmara Municipal e ama Rio Claro. É uma justa e merecidíssima homenagem”, destaca Pereira.
Para Val Demarchi, “Sérgio Carnevale, além de um radialista de sucesso no comando do Show do Meio Dia e transmissões esportivas, também contribuiu muito com o desenvolvimento e progresso de Rio Claro ocupando o cargo de vereador por 4 mandatos. Exemplo de homem público, sempre agiu com coerência e ética”.
Formado em Ciência Contábeis, Carnevale tornou-se locutor de rádio na década de 1960 e em 1964 assumiu o programa Show do Meio-Dia onde atua até hoje, ao lado do filho, Serginho Carnevale. À frente do Show do Meio-Dia, encampou diversas lutas da sociedade, sobretudo a campanha para a instalação do Corpo de Bombeiros da cidade. Com a força de sua audiência, conseguiu ajudar milhares de rio-clarenses.
Carnevale ingressou na política pelo antigo PDS e foi eleito quatro vezes vereador de Rio Claro, nos pleitos de 1982, 1992, 2004 e 2008. Foi o vereador mais votado em duas oportunidades: 1982 e 1992.
Fez muito por Rio Claro como a vinda da Cavalaria Montada, o retorno das atividades do Senac, a transmissão do sinal aberto da MTV (desejo dos jovens dos anos 80 e 90) e, como um apaixonado pela história da cidade, foi autor de inúmeras leis que realçaram seu vínculo com Rio Claro, entre elas a lei que determina que a Orquídea Cattleya Lodgisi seja um dos símbolos da cidade e estampada nos ônibus circulares e a lei que proíbe o uso de aparelhos celulares dentro de instituições bancárias, copiada em diversas cidades.
Na vida pessoal, Sérgio Carnevale casou-se com Deusely Montenegro Carnevale (in memoriam) e teve cinco filhos: Luciana, Renata, Maurício, Sérgio e Fábio. É avô de Estela Rocha Carnevale, filha de Fábio e Eliane, que nasceu em 2015.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação