Questionada pelo Diário do Rio Claro, a assessoria da prefeitura informou que os radares e os Leitores Automáticos de Placas (LAP) ainda estão em fase de instalação e testes e que a população será informada com antecedência antes do início de operação dos equipamentos.
A Secretaria de Mobilidade Urbana ainda não divulgou os locais onde os novos equipamentos serão instalados. Algumas regiões são apontadas. Como divulgou o Diário do Rio Claro, um dos locais fica na Avenida Marginal, que recebeu a base do equipamento. Trecho da Avenida dos Costas e da Avenida Brasil são alguns dos locais que devem contar com radares.
Com a finalização do contrato anterior, foi aberto em dezembro processo licitatório para a contratação de empresa responsável pela implantação dos novos equipamentos. No novo contrato, a prefeitura manteve o número de radares e incluiu novos serviços e equipamentos exclusivos para a interligação ao Detecta, aprimorando o funcionamento dos radares.
Na fase de testes, a prefeitura avalia se os equipamentos instalados operam de acordo com o estabelecido. Ao final do processo de implantação dos novos radares, serão três radares móveis e 24 equipamentos fiscalizando 48 faixas de rolamento, sendo cinco deles exclusivamente para o sistema Detecta. Os primeiros testes dos radares foram feitos na Via Presidente Kennedy, região sul da cidade.