Os radares móveis que devem começar a funcionar em Rio Claro tiveram seus endereços divulgados na edição do Diário Oficial Eletrônico dessa quarta-feira (20).
Segundo o secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, os pontos divulgados são referentes aos locais onde os radares móveis podem ser colocados e que para iniciar o funcionamento, aguardam uma liberação do Inmetro. “A expectativa é de que até sexta-feira já comecem a operar”, disse o Bellagamba ao Diário do Rio Claro.
A lista divulgada no DOE mostra 66 pontos onde ficarão instalados através do sistema de rodízio, dentro das vias públicas do município. A relação completa pode ser acessada através do site da prefeitura: www.rioclaro.sp.gov.br. Alguns dos locais são a Avenida dos Estudantes, a Estrada Rio Claro–Ajapi, Avenida Ulysses Guimarães, Avenida Castelo Branco, Avenida Brasil, Avenida João Polastri, Avenida Tancredo Neves, Avenida Rio Claro, entre outros.
Ainda, entrarão em operação os radares fixos que, segundo o secretário, ainda estão em processo de instalação. O secretário explica ainda que num único poste irão funcionar o leitor de placas dos veículos, o flash para fotos noturnas e o dispositivo da lombada eletrônica. “Com o leitor automático de placa (LAP) iremos estruturar a muralha eletrônica da cidade, que possibilitará a identificação de veículo que tenha sido furtado ou roubado, assim que passarem pelo radar, facilitando sua localização.
É um ganho para a população e também para policiais e guardas municipais“, informa Bellagamba. A prefeitura já tinha convênio com o governo estadual para interligação ao sistema Detecta, a partir da instalação nos novos equipamentos o município passa a contar com a estrutura necessária para o funcionamento deste serviço.