Os motoristas devem redobrar a atenção com os limites de velocidade em Rio Claro.
Esta quarta-feira (27) marca o retorno dos radares móveis ao município. Três equipamentos vão ajudar na fiscalização em movimentadas ruas e avenidas da cidade, com o objetivo de reduzir acidentes e situações de risco.
“Queremos um trânsito com mais responsabilidade, menos colisões, menos atropelamentos, menos pessoas machucadas, menos mortes”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.
Os 65 pontos onde os três radares móveis poderão ser utilizados podem ser consultados no Diário Oficial do Município (www.rioclaro.sp.gov.br). Não são 65 radares móveis, e sim 65 locais de revezamento dos três radares móveis. A orientação da prefeitura é para que os motoristas obedeçam aos limites de velocidade, independentemente da via ter radar ou não.
“As leis de trânsito devem ser seguidas sempre, pois elas servem para garantir a mínima organização para um trânsito seguro”, aponta o diretor municipal de Sistema Viário, Adilson Marques, destacando que aqueles que obedecem à sinalização de trânsito não têm porque se preocuparem com os radares. “Só é multado quem comete infrações”, frisa.
Além de radares móveis, o município terá 24 pontos fixos de fiscalização eletrônica. Dezenove desses dispositivos fixos serão equipados com Leitores Automáticos de Placas (LAP) e outros cinco serão exclusivamente de LAP, que identificam veículos roubados a partir de interligação ao sistema Detecta do governo estadual. Assim como fez com os radares móveis, a prefeitura de Rio Claro vai avisar com antecedência a data de início de operação dos radares fixos e lombadas eletrônicas.