No fim da tarde dessa quinta-feira (20), o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antônio Bellagamba, confirmou que a data para início dos radares móveis ainda não era precisa.
“Ainda não recebemos o laudo, fato que pode ter como consequência o atraso do início das atividades”, disse.
Bellagamba explicou ainda os critérios para os pontos selecionados e que, segundo ele, são locais que podem ou não ser utilizados para atividades dos radares. “A seleção foi baseada em uma série de itens que vai desde a acidentalidade, passando pela geografia e observando o fluxo de veículos, existência de escolas, indústrias, hospitais, etc., fatores que colaboram com o aumento de risco de acidentes.”
De acordo com a pasta, o município conta com 188 mil veículos com população de 204 mil habitantes, sendo um veículo por habitante, o que leva à obrigatoriedade do poder público pensar em estratégias. Ainda segundo a secretaria, no ano de 2018 foram 2.483 acidentes no município.
Rio Claro terá 24 pontos fixos de fiscalização eletrônica e mais três radares móveis. Na quarta-feira (20), o município divulgou 65 locais de revezamento dos três radares móveis. A relação está no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).
“Algumas pessoas disseram, de maneira equivocada, que seriam 65 pontos de radar, o que não é verdade. Diariamente, serão três radares móveis em operação”, esclarece o secretário de Segurança, orientando a população a ter cautela com informações veiculadas em mídias sociais, que frequentemente são desprovidas de caráter técnico e informações embasadas.
O secretário afirmou que aguarda certidão do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) liberando o uso dos equipamentos antes de colocar os radares em operação.
“Após recebermos o documento, que esperávamos para esta semana, vamos divulgar a data de início de operação dos radares, com tempo suficiente para que todos sejam informados com antecedência”, afirmou
Além dos radares móveis, serão outros 24 pontos fixos de fiscalização. “Os fixos ainda não tenho previsão, uma vez que estão instalando as fibras ópticas”, declarou Bellagamba.