O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, fez verificação metrológica esta semana em radares de Rio Claro.
Foram inspecionados os equipamentos instalados na Rua 8, próximo ao nº 1460, próximo das avenidas 8 e 6, sentido bairro/centro; na Avenida M 51, entre a rua 9 e rua 10, sentido centro/bairro; na Avenida Brasil, nº 2567, sentido bairro/centro; na Avenida M 37, entre a rua 6 e a rua M 22, sentido centro/bairro; e na Avenida M 37, entre a Rua M 22 e a avenida M41, sentido bairro/centro.
Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional em São Carlos e até o fechamento desta edição não havia informações disponíveis sobre eventuais radares com inconformidade. As informações são do Ipem.
Foto: Ilustrativa