O Centenário recebeu pelas redes sociais, nessa terça-feira (2), uma imagem de um radar colocado atrás de um poste na vicinal Jácomo Bincoleto. Conforme mostra a foto, o aparelho estava localizado na lateral da pista que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi. Internautas criticaram a localização do dispositivo que, segundo a legislação, não pode ficar escondido pelas vias.
A reportagem do Centenário entrou em contato com o secretário de Mobilidade Urbana, coronel Marco Antonio Bellagamba, que explicou que o registro fotográfico foi feito de forma mal intencionada. “A foto foi tirada com o objetivo de deturpar a real função do equipamento e denegrir o trabalho da secretaria”, argumentou.
Segundo Bellagamba, a imagem foi feita considerando, no ângulo de visão, a parte traseira do radar. “O dispositivo estava na lateral da pista que vai para Ajapi, mas estava medindo a velocidade dos condutores que vinham de Ajapi para Rio Claro. Portanto, não havia nada na frente do equipamento”, enfatizou.
Mesmo obedecendo as normas previstas na legislação, o secretário solicitou à equipe da pasta para remover o radar e orientou que seja colocado nas próximas vezes mais longe de placas e postes. “Já estava no lugar certo. Mas solicitei para ficar ainda mais longe. Do jeito que estava, a Jari [Junta Administrativa de Recursos de Infrações] não retiraria qualquer multa, por conter, inclusive, provas fotográficas”, finalizou.