O Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural (Fórum do Gás), promoveu nesta semana, sua 1º reunião ordinária, onde foram eleitos os membros representantes para o exercício 2021/2022.
A Coordenação do Fórum será feita, a partir de agora, por Bernardo Sicsú, vice-presidente de estratégia e comunicação da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e Adrianno Lorenzon, diretor de gás natural da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Representando a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), e a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), Luís Fernando Quilici, foi reeleito ao cargo de Coordenador Adjunto do Fórum junto com Lucien Belmonte, presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) e Camila Schoti, gerente geral de comercialização da Eneva e representante da Apine. Quilici é um dos fundadores do Fórum do Gás, coordenou duas missões técnicas aos EUA em 2013 e 2015, com a participação de entidades da cadeia produtiva do GN e integrantes do Congresso Nacional. O objetivo da Missão foi aprofundar conhecimentos sobre o setor de energia naquele país. Entre 2015 e 2016, Quilici assumiu a coordenação geral do Fórum das Associações. No âmbito nacional, foi um dos líderes do grande movimento de entidades do setor de petróleo e gás, governo federal e Congresso Nacional, que culminou com a aprovação do Novo Marco Regulatório do Gás em 2021. O Novo Marco agora passa pela fase de regulamentação. Além disso, desde 2017, Quilici é o CEO do Fórum Brasileiro do Gás, evento anual que reúne os principais atores do segmento no país.
Paulo Pedrosa, presidente de Abrace, que foi coordenador do Fórum do Gás na última gestão, destacou a relevância da nomeação de Quilici ao grupo coordenador pelo seu comprometimento e atuação ao longo dos últimos anos. “Foi muito importante a recondução, por aclamação, do Quilici para a Coordenação do Fórum do Gás. Pelo papel histórico que ele teve da concepção à aprovação da Lei do Gás e pelo que vai contribuir para torná-la efetiva agora”, destacou Pedrosa.
O Fórum das Associações iniciou suas atividades no início de 2012 com o objetivo de discutir e propor medidas de estímulo ao setor, buscando expandir e diversificar a oferta e elevar a competitividade do gás natural no país. Atualmente é composto por 18 associações empresariais que atuam em diversos segmentos da cadeia sendo elas: ABRACE, ABIVIDRO, ABIAPE, ABRACEEL, ASPACER, ANFACER, ANACE, ABIQUIM, APINE, ABRAGET, COGEN, FIRJAN, ABAL, CNI, ABICLOR, ABPIP, ABEMI e ABIOGÁS.
Foto: Divulgação