Na tarde dessa quarta-feira (13), uma forte chuva atingiu Rio Claro, provocando alagamentos em pontos já conhecidos, como a Avenida Rio Claro que mais uma vez se transformou em um rio, a enxurrada tomou conta da via, deixando ainda um carro ilhado. Um outro carro ficou na mesma situação, porém na Avenida 26 no bairro Jardim São Paulo, o local é sinalizado como área de alagamento. No Jardim Inocoop a enxurrada foi tão forte que arrastou móveis de um estabelecimento comercial, uma oficina, que fica na Rua 4 do bairro. Tudo ocorreu após a queda de um muro que fica no fundo do comércio. Logo após o susto, moradores e funcionários de uma obra ajudaram a recolher os restos dos materiais. A oficina precisou ser interditada pela Defesa Civil. Ninguém se feriu.
Na noite de ontem (13) as equipes da Defesa Civil seguiam nas ruas atendendo as ocorrências. “Estamos na rua e ainda não fechamos o total dos atendimentos, tivemos destelhamentos, quedas de árvore, mas o maior transtorno foi por conta dos alagamentos na cidade”, declarou o funcionário da Defesa Civil Niuro Luis Ribeiro.
De acordo com o órgão, no momento que a chuva foi mais intensa, a quantidade chegou a 93,8 milímetros.
A queda de raio foi frequente durante a chuva o que ocasionou também a falta de energia em diversos bairros.
Em nota, a Elektro informou que registrou, nessa quarta-feira (13), aumento no volume de ocorrências, em Rio Claro, em função das fortes chuvas, associadas a ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas (raios). A empresa reforçou o número de equipes de prontidão e atuava no restabelecimento da energia com a maior brevidade possível nas áreas afetadas.
Em algumas localidades, inundações e dificuldades de acesso comprometeram o tempo de atendimentos das ocorrências. A Elektro, no entanto, ressaltou que manteria o reforço no contingente até que a situação entrasse em regime de normalidade.
Em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a empresa deve ser acionada pelo teleatendimento gratuito 0800 701 01 02 ou pelo aplicativo para smartphones. A companhia solicita aos clientes que durante a comunicação de interrupções no fornecimento tenham sempre em mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências.
Queda de energia também afetou funcionamento da ETA 1
Durante a tempestade que atingiu Rio Claro na tarde dessa quarta-feira (13), raios danificaram o fusível da entrada da cabine de força que alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), ocasionando sua paralisação.
Com isso, alertou a prefeitura que poderia acontecer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água no distrito de Assistência e nos bairros: Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Jd. Inocoop, Jd. Mirassol, Jd. Novo, Jd. Anhanguera, Jd. Kennedy, Jd. Donângela, Jd. Conduta, Jd. do Trevo, Jd. Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antonio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, bairro Olímpico e Porto Fino.
“Só conseguiremos retomar os trabalhos da ETA 1 após serem realizadas as devidas manutenções nas avarias provocadas pelos raios. Por isso, pedimos compreensão e ajuda dos munícipes para que façam o uso responsável da água nessa quarta-feira”, comenta Osmar da Silva Junior, superintendente do Daae.
O sistema de telefonia do Daae, que atende pela linha 0800-505-5200, também ficou comprometido.
A ETA 1 fica no bairro Cidade Nova e é responsável por 40% do abastecimento de água de Rio Claro. Os outros 60% são abastecidos pela ETA 2, que fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi e está funcionando normalmente.
Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água.
Isso acontece por conta da despressurização ocasionada pela paralisação temporária do fornecimento de água, fazendo com que incrustações que estão na parede da tubulação se soltem e ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.
O aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão, tanto que, em segundos, a água fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.
A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento de água.
Por Janaina Moro / Fotos: Redes Sociais