A queda da aeronave de asa fixa ocorreu na manhã dessa terça-feira (14), por volta de 8h41, na região do bairro Santa Rosa em Piracicaba, ao lado do Parque Tecnológico e provocou a morte do empresário Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, que estava com a esposa Maria Luiza Meneghel, 71 anos, os três filhos, Celso Meneghel Silveira Mello, 46 anos, Fernando Meneghel Silveira Mello, 46 anos e Camila Meneghel Silveira Mello Zanforlin, de 48 anos, além do piloto Celso Elias Carloni, 39 anos, e do copiloto Giovani Dedini Gulo, de 24 anos. Ninguém sobreviveu a tragédia e os corpos foram carbonizados. Eles estavam a bordo da aeronave King Air 360, ano 2019, prefixo PS – CSM.
A queda ocorreu cerca de 15 segundos depois de decolar do Aeroporto Municipal Pedro Morganti em Piracicaba. Inclusive um vídeo feito do aeroporto mostra o momento da queda e o desespero de algumas pessoas que estavam na pista e viram de longe quando a aeronave caiu em uma plantação de eucalipto. Segundo as informações, a família seguia para uma Fazenda no Pará.
Imagens feitas também por câmera de segurança de uma residência registraram o momento da queda, em seguida, a explosão. O fogo tomou conta da aeronave e se alastrou. Corpo de Bombeiros além de equipes de forças de segurança atuaram no local do acidente para o resgate dos corpos, equipe de perícia também esteve no local, assim como do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB).
NOTA COSAN
Com enorme pesar, a Cosan informa que Celso Silveira Mello Filho estava com a família na aeronave King Air 360 que caiu em Piracicaba, causando a morte de todos os ocupantes. Celso era acionista e irmão do presidente do Conselho de Administração da companhia, Rubens Ometto Silveira Mello.
XV DE PIRACICABA
O XV de Piracicaba também lamentou profundamente o falecimento de Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, filhos e demais tripulantes vítimas da queda da aeronave em que estavam presentes nesta terça-feira (14).
Celso Silveira Mello Filho foi presidente do XV em duas oportunidades e atualmente compunha o quadro do Conselho Deliberativo do clube, além de ser irmão do presidente do Conselho de Administração do Grupo Raízen, patrocinador master do XV.
Em nota, a Federação Paulista de Futebol, lamentou o acontecido e prestou condolências aos familiares.
LUTO OFICIAL
O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, decretou luto oficial de três dias no município pelas mortes dos ocupantes do avião. Assim que recebeu a notícia, o prefeito Luciano Almeida se dirigiu ao local e acionou equipes da Prefeitura para o auxílio rápido no resgate. “Lamento profundamente e presto minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Ficamos consternados com o acidente e, por isso, decretamos luto oficial no município como forma de prestar nossa homenagem neste momento tão difícil”, disse Luciano.
A prefeitura, conforme divulgado, organizou uma força tarefa com diversas secretarias e Semae, para ajudar no resgate e para conter as chamas. A Hyundai, que está instalada próximo ao local do acidente, também enviou brigadistas. Cerca de 100 pessoas trabalharam para auxiliar na ocorrência.
Luís Fernando Quilici
“Foi com profundo pesar, que recebi a notícia do acidente aéreo que vitimou o Sr. Celso Silveira de Mello, acionista do grupo Cosan, sua esposa Maria Luiza Meneghel, seus filhos Celso, Fernando e Camila, o piloto Celso Elias Carloni e o copiloto Giovani Gulo. Minhas condolências à família do Sr. Celso, na figura do seu irmão e presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello e aos familiares do piloto e copiloto. Que Deus conforte todos os familiares e amigos, nesse momento de profunda dor. O grupo Cosan tem um significado muito importante para a economia brasileira e também uma presença muito relevante na nossa região, em função da participação ativa no nosso dia a dia das empresas ligadas ao grupo, como a Rumo, Raízen, Moove, Compass e a Comgás”, lamentou em nota o Diretor Institucional da Aspacer Luís Fernando Quilici.
Confira as imagens feitas por câmera de segurança de uma residência. Ao lado direito da tela é possível verificar a aeronave caindo e em seguida o fogo.
Por Janaina Moro / Foto e vídeo: Divulgação