Mais um ano está se findando, mais um ano estará ressurgindo. São os mesmos 365 dias, nem mais, nem menos.
Todos esses dias para você aproveitá-los do seu modo e do seu jeito e fazê-lo o pior ano de sua vida ou o melhor ano de sua vida.
Quantos projetos de vida neste ano você não conseguiu realizar? Quantos sonhos deixaram de se cumprir? Quantas decepções você experiênciou? Quantas frustrações você viveu este ano? Não importa quantos tropeções você levou. O que importa é que está vivo, respirando, chorando ou sorrindo, está pronto para iniciar um novo ano de sua vida.
Não sei se você conhece aquele ditado maravilhoso que diz: “ele não sabia que isso não poderia ser feito e por essa razão ele o fez.” Medite sobre estas palavras e poderá ser o guia para sua vida.
Causa espanto pensar em quantas coisas atraentes e muito valiosas a maioria de nós poderia ter feito se não tivéssemos colocado algemas mentais em nós mesmos. Quando você é jovem está transbordando de ambição e confiança e realiza uma porção de coisas muito interessantes.
Aí vem os mais velhos e dizem que você está muito empolgado e começam a colocar algemas mentais em você. “Ah! Isso é muito perigoso!” ou “Ah! Isso é ambição demais!”. Ou ainda “você está colocando a carroça na frente dos bois” e acaba jogando um balde de água fria em você, não é?
Talvez você não saiba, mas o besouro – cientificamente, tecnicamente e aerodinamicamente – não poderia voar. E ele voa! Ninguém ainda contou-lhe que ele não pode voar. E todas as noites, em determinada estação do ano, ele se prepara e alça um voo esplêndoroso, ele não encontra nenhuma desculpa para não voar.
Qual é a sua desculpa para não brilhar neste ano que se inicia? Qual a sua desculpa para não voar mais alto? Qual a sua desculpa para não ousar o que lhe disseram ser impossível? Arrisque mais. Sonhe mais. E talvez a gente possa sonhar juntos.
Nos EUA, existe uma escola que ensina a morrer. É verdade! As pessoas procuram a escola mais para quebrar esse mito da mudança de transição. E preenchem um questionário. E a pergunta que mais chama a atenção é: se você tivesse que voltar no tempo, pudesse ser mais jovem, o que você faria mais? E mais de 90% das pessoas respondem: EU ARRISCARIA MAIS!
E eu acredito que ninguém precisa ir a uma escola para aprender a morrer. Você está morrendo a cada dia quando se prende a limites, se prende a padrões e aos hábitos enraizados de frustração, preocupação e a inúmeras algemas mentais.
Faça um balanço mental e jogue fora, sem piedade, todos os “não pode ser feito” que encontrar em si mesmo. Desafie possibilidades. Quebre essas algemas com o poder da Verdade. E assim abrir caminhos, entendimentos novos para si mesmo e para as pessoas a quem ama. Feliz Ano Novo! Encontro você na próxima sexta. Pense nisso
Por José Roberto T. Leite