A campanha Março Lilás segue até o final do mês, levando informações sobre prevenção ao câncer de colo de útero e ampliação do acesso ao exame de papanicolau. Na unidade de saúde da família do bairro Mãe Preta foi realizada busca ativa a mulheres que não faziam o exame há mais de três anos. A partir de agendamento já realizado, o exame será feito neste sábado (18).
Também neste sábado haverá atendimento para papanicolau na USF Guanabara, das 8 às 15 horas; USF Benjamim de Castro, das 9 às 15 horas; e USF Assistência, das 8 às 14 horas. Nas três unidades foram disponibilizadas vagas para pacientes de 24 a 64 anos que não fizeram agendamento.
Ações preventivas ao câncer de colo de útero foram intensificadas neste mês pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. “O exame de papanicolau é ofertado em todas as unidades de saúde do município e fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção básica em saúde.
No Jardim Brasília o atendimento de demanda espontânea para o exame será o mês todo às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30. No Cervezão os exames são realizados sem agendamento às terças e quintas das 7 às 10 horas, às segundas e sextas das 13 às 15 horas e às quartas-feiras das 7 às 10 horas e das 13 às 15 horas. No Wenzel o atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 16h30.
A orientação é para que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima para mais informações. O exame também pode ser agendado por telefone no 0800-019-0999, que atende das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
A programação do Março Lilás inclui ainda palestras, vacinação, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, busca ativa a pacientes que deixaram de fazer o exame preventivo.
Foto: Divulgação/Prefeitura