O 3º Batalhão de Polícia Rodoviária (3º BPRv), segmento especializado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, alinhado ao Programa “Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade” e à Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030 (ONU), intensificou as ações de implemento ao policiamento nas rodovias paulistas no período compreendido entre 00h do dia 23 de dezembro (quinta-feira), até as 23h59min do dia 26 de dezembro de 2021 (domingo), em face da Operação “Natal 2021”, promovendo mais segurança a todos os usuários nos mais de 6.000 km da malha rodoviária do 3º BPRv.
O 3º Batalhão de Polícia Rodoviária esteve presente com todo efetivo operacional, diuturna e estrategicamente, sendo direcionado às áreas de incidência criminal e de sinistralidade viária, de forma a aumentar a percepção de segurança de todos os usuários que necessitaram fazer deslocamentos entre Municípios/Estados.
Durante o período mencionado foram mobilizados todos os recursos humanos e materiais disponíveis, o que ensejou no empenho de mais de 500 homens e mulheres distribuídos de forma estratégica em mais de 80 viaturas e Bases Operacionais (BOp).
Convém enfatizar que o reforço operacional contou com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Concessionárias de Rodovias, ARTESP e outros parceiros.
AUTUAÇÕES
Com o foco principal na preservação da vida, durante esse período, foram elaboradas 6.184 autuações por inúmeras infrações de trânsito; sendo 5.435 por excesso de velocidade, 2.411 por não uso do cinto de segurança (e outros dispositivos de retenção), 325 por dirigir sob a influência de álcool (ou se recusaram a realizar o teste do etilômetro) e 244 por ultrapassagens em locais proibidos, além de outras, demonstrando que a imprudência dos motoristas ainda é elevada. Vale ainda observar, que durante o período 3.832 motoristas foram submetidos aos testes de alcoolemia. Somado a isso, 5 pessoas foram presas em flagrante por diversos delitos. Foram registrados durante o período 90 sinistros de trânsito (- 41%), sendo 66 com vítimas (-21%) e 24 sem vítima (-59%). A maioria dos sinistros poderia ter sido evitada, considerando que as principais causas continuam relacionadas a imprudência, a negligência ou a imperícia dos condutores e/ou pedestres, bem como o desrespeito as sinalizações; dos quatro óbitos, sendo um decorrente de atropelamento de pedestre e dois relacionados a motocicletas.
Por fim, insta mencionar que o referencial comparativo utilizado fora a último (Operação Natal 2020), registrando a redução de -59% no número de sinistros sem vítimas nas rodovias estaduais paulistas pela área do 3º BPRv. Por fim, insta mencionar que o referencial comparativo utilizado fora a último (Operação/Natal 2020), registrando a redução de -59% no número de sinistros sem vítimas nas rodovias estaduais paulistas pela área do 3º BPRv.
Foto: Divulgação/Arquivo