Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Feena atuaram para combater mais um incêndio registrado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, na tarde dessa sexta-feira (21). De acordo com o agente da Defesa Civil Niuro Ribeiro, o fogo atingiu cerca de um hectare.
A Feena contabilizou oito focos de incêndios somente neste ano que devastaram quase 7 hectares da área (6,49).
NÚMEROS
A Defesa Civil que atua frequentemente com suas equipes no combate registrou neste ano 58 incêndios, dados contabilizados até a tarde dessa sexta-feira (21), conforme repassado pelo órgão ao Diário do Rio Claro. Durante o período de estiagem é realizada a Operação Corta-Fogo em todo o estado de São Paula, um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, monitorar e combater ocorrências do tipo, com a participação de diferentes níveis de governo, empresas parceiras e comunidade.
A Defesa Civil tem registrado aumento nas ocorrências de fogo em mato em comparação ao ano passado, de janeiro até o começo de maio, o levantamento apontou o atendimento de 35 chamados por fogo em mato. Em 2020, no mesmo período foram 17 chamados, já no ano todo 115 ocorrências de fogo em mato, Feena e terrenos, atendidas pela Defesa Civil
Os registros acontecem principalmente por ações humanas, já o tempo seco favorece para as chamas se alastrarem. A sociedade pode contribuir para minimizar esse tipo de problema denunciando de forma anônima através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação