Os criminosos que atuam aplicando golpes de tempos em tempos colocam em prática uma nova modalidade. Muitas já são conhecidas, portanto devemos ficar atentos a qualquer tipo de proposta ou fornecimento de dados pessoais. Mas, infelizmente, muita gente acaba diretamente sendo vítima. Embora os golpes sejam conhecidos, continuam causando prejuízo para população. Podemos citar ainda pagamento por falso sequestro, roubo de senhas, comprovantes de depósitos de banco com envelope vazio, são alguns dos exemplos. Os tipos do crime são inúmeros e os indivíduos se emprenham diariamente em busca das vítimas. Infelizmente, os idosos são considerados alvos fáceis pelos bandidos.
Nesta semana, a Guarda Civil de Rio Claro conseguiu deter um indivíduo que tentava realizar saque no valor de R$ 5.137,67 do Auxílio Doença Previdenciário do INSS da vítima. O golpista estava em posse de uma identidade e papel falsos contendo informações do benefício da vítima e mais dois papéis que continham as anotações de uma conta corrente a qual ele iria efetuar o depósito caso conseguisse sacar o valor e também o endereço da vítima. O indivíduo alegou que no dia anterior foi abordado na rua por uma pessoa desconhecida, e que teria oferecido a quantia de R$1.000,00 para ele ir até o banco realizar o saque. O mesmo já possuía passagens nos meios policiais e foi preso em flagrante.
Outra prática muito usada e ainda mesmo de dentro das cadeias, são ligações para as possíveis vítimas. Nessa quarta-feira (18), uma aposentada foi um dos alvos. Ela conta que recebeu o telefonema no qual um indivíduo dizia estar com sua filha, pedia dinheiro e caso contrário a mataria. “Em nenhum momento fiquei assustada, porque já tenho conhecimento que este é um tipo de crime usado pelos golpistas, graças a Deus não cai”, comenta.
Em junho, um casal de Rio Claro foi preso após investigação de 12 dias pela DIG e DISE de Ribeirão Preto. Eles atuavam praticando o golpe do falso bilhete premiado. A investigação começou após aplicarem o crime contra uma idosa na zona Sul de Ribeirão Preto. Com os acusados, os policiais apreenderam cartões bancários, dólares e um rolo de bilhete da loteria.
NÚMEROS EM RIO CLARO
Conforme informações apuradas pelo Diário do Rio Claro junto à Delegacia Seccional, somente neste ano já são 268 registros de ocorrências de estelionatos consumados na cidade.
A estatística não específica as modalidades praticadas pelos criminosos, apenas o total de registros.
CAIXA ECONÔMICA
A Caixa Econômica Federal orienta os clientes que suspeitem ter sofrido golpes, para que se dirijam à agência de relacionamento munidos ou não do Boletim de Ocorrência e formalizem contestação de transação que será analisada pela área de segurança da Caixa.
Informa ainda que, em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, tais como, SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências.
Lembrando a importância de se registrar o Boletim de Ocorrências que dá abertura para as investigações.
Consultamos a Caixa Econômica Federal que respondeu como a agência orienta os clientes quanto à prevenção de golpes. “A Caixa disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone”.
ORIENTAÇÕES POLÍCIA CIVIL
– Nunca aceite ajuda de estranhos, especialmente em bancos;
– Não forneça ou confirme dados particulares pelo telefone, pois você não sabe quem está do outro lado da linha. Oriente familiares a respeito;
– Jamais reaja a assaltos ou sequestros;
– Cuidado com sua documentação pessoal;
– Desconfie de ofertas generosas;
– Procure tratar pessoalmente assuntos com as instituições financeiras credenciadas;
– Não seja ingênuo. Dinheiro fácil não existe. Seja prudente quando tratar de assuntos financeiros;
– Nunca deposite dinheiro na conta de desconhecidos;
– Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.