Imagine quantas informações chegam até você através da Internet, da TV, das redes sociais e da mídia, essas informações, notícias que sem dúvida, em sua grande maioria, são negativas. E isso pode afetar enormente a sua vida.
E tem pessoas que conseguem levar numa boa algumas informações negativas e tranformá-las em possibilidades, tomam consciência que alguma coisa, embora depreciativa, apresenta um outro lado que poderá ainda transformar-se em êxito para o que desejam.
Um desses casos aconteceu comigo quando fizemos uma das nossas reuniões da Associação Brasileira Pedro Planas de Reabilitação Neuro-Oclusal com sede em São Paulo. Era um jantar em que os membros decidiriam trazer para o Brasil o encontro da CIRNO que normalmente acontecia na Europa.
Estávamos todos reunidos na mesa quando um dos integrantes do grupo declarou que um dos patrocinadores do evento tinha desistido. A conversa por sua vez ia de mal a pior. Finalmente, uma sombra de fracasso pareceu tomar conta da reunião e ficamos todos em silêncio.
Então nosso amigo Thomaz tossiu. Isso era indício que ele queria dizer alguma coisa… Após um prelúdio de mais uma ou duas tosses, ele disse apenas cinco palavras, das quais a mais longa tinha oito modestas letras. Em vóz baixa ele disse:
– A situação parece ruim, mas…
E esse foi todo o seu comentário. Nem o ampliou, nem tentou explicar. Mas, o efeito que teve sobre todos nós foi interessante, quebrando o silêncio, um dos associados disse: – Bem, talvez devessemos falar com a Colgate.
Logo em seguida uma colega sugeriu que convidássemos a Dental Gaúcho e um outro falou que conhecia o gerente da Dabi Atlante (fabricante de equipamentos odontológicos). Um a um, começamos a encarar o projeto sob uma luz positiva e, no final da noite, foi surpreendente o volume de novas ideias que surgiram. No final, o projeto estava destinado a um grande sucesso.
Tudo que Thomaz fez naquela mesa de jantar durante a reunião foi injetar discretamente uma possante alternativa em uma conversa negativa. Como resultado, uma discussão desanimada transformou-se em entusiasmada exploração de possibilidades.
Para mim, foi um incidente de grande impacto em minha vida. Pois percebi o imenso poder positivo que existe em uma palavra comum de três letras: mas. Ela nos diz que a situação, por mais sombria que possa parecer, não é de todo ruim. Existe esperança. Existem possibilidades. É uma afirmação do positivo sobre o desespero do negativo. E é assim que os maiores sucessos nasceram de eminentes fracassos, muito atual para os dias de hoje, não é?
Pense nisso!