A expressão qualidade de vida para todos é simplesmente fundamental,principalmente quanto à prática de atividade física e outras situações que promovem hábitos saudáveis, além de uma alimentação adequada, fazem com que a existência humana alcance um pedestal dos mais autênticos e que ao mesmo tempo seja um dos pontos básicos de uma vida sadia.
Na busca por mais qualidade de vida, estando neste contexto famílias, crianças e comunidades brasileiras, a saúde reflete diretamente ao bem-estar físico e psicológico, já que ambos são essenciais, visando, efetivamente, condições que permitam ao ser humano desenvolver a própria atividade profissional em boas condições.
Outro aspecto importante e que não poderíamos deixar de abordá-lo nesta oportunidade é o fato de que criança saudável é o objetivo principal dentro desse contexto, onde abrange de uma forma especial prevenção contra doenças que podem causar problemas ao bom desenvolvimento das crianças em toda a sua extensão, um fato que se alastra por todo o país.
De acordo com o que pudemos apurar, através de pesquisa, o Brasil ocupa atualmente a 79ª posição no ranking de desenvolvimento humano,onde globalizam renda, educação e saúde, coloca-o abaixo de mais de 70 nações do universo, sem estar inclusa a este aspecto a miséria de outros países no momento atual.
Em um ranking específico sobre qualidade de vida, divulgado em 2.015, o Brasil ficou em 70º. lugar em uma lista de 86 países e, nessas condições, basta nos atentarmos para alguns números, a fim de perceber que há deficiências relevantes na forma com a qual o brasileiro conduz a suatrajetória, senão vejamos: 70% dos brasileiros não têm plano de saúde, 80% não se prepara para a aposentadoria e 70% da população não consegue poupar economia.
Fica mais que comprovada a qualidade de vida deficiente de uma boa parcela dos brasileiros, onde envolve uma infraestrutura que deixa muito a desejar gerida pelo Estado e pela própria União, portanto, uma dificuldade que se estende por todo o território Nacional, e os menos favorecidos pela sorte, é evidente, encontram dificuldade para se organizar financeiramente para os problemas de saúde em todos os aspectos fundamentais.
O conceito de qualidade de vida é essencialmente importante e compreende não somente a saúde física como o próprio estado psicológico, bem como as relações sociais em casa, na escola e no trabalho, são fatores considerados de alta importância, porém, é claro que existem ouras situações que influenciam se os hábitos saudáveis deixarem de ser colocados em prática.
Referido conceito está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal, Compreendem, afinal, vários aspectos e capacidade funcional, entre eles, o nível sócio-econômico, o estado emocional daqueles que, por uma razão ou outra, não puderam ter acesso ao alicerce econômico, para que pudessem dar melhores condições de vida aos filhos a trilhar por essa estrada que compreende o futuro de cada um deles.
Entende-se como definição de qualidade de vida a percepção que uma pessoa tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemasde cultura e valores, nos quais está o sonho dos seus objetivos, expectativa e desejos, ficando somente à espera de que esses sonhos se tornem realidade.
Enfim, saúde e qualidade de vida, duas situações indissolúveis e que caminham uma ao lado da outra, já que a saúde contribui para melhoria da qualidade de vida de todos, mas desde que haja condições de uma forma coletiva, já que o momento presente se torna extremamente impossível em toda a sua extensão.