Em diversas regiões da cidade é possível verificar placas e mais placas de propagandas instaladas em calçadas ou até mesmo nas vias públicas. Além dos anúncios, a venda de diversos produtos em barracas ou veículos.
Alguns populares se incomodam com as propagandas. “Eu acredito que desvia a atenção, sim, porque, muitas vezes, estão em locais de muito movimento e para quem está dirigindo pode ser prejudicial”, analisa a contadora Célia Cristina.
Ela cita dois pontos específicos: a Rua 3-A, na Vila Martins, e também na região do Jardim das Palmeiras. Outro questionamento é sobre a procedência dos produtos que são vendidos. “Eu costumo comprar em locais que eu já conheço e sei da qualidade, na rua não sou adepto, não”, destacou Jorge Silveira.
PREFEITURA
A prefeitura de Rio Claro orienta as pessoas que tiverem dúvidas a respeito de práticas comerciais para que entrem em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 3526-7105.
A partir daí, o setor de fiscalização verifica se o comerciante está autorizado para a atividade e se está cumprindo as regras. Quando o comércio envolve produtos alimentícios, a Vigilância Sanitária também é acionada.