O Projovem foi implantado em Rio Claro em 2013 como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos.
O objetivo, como relata a Gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Rio Claro, é complementar o trabalho social com famílias desenvolvido pelos seis CRAS da cidade. “Visamos a prevenção de ocorrências de situações de risco social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária”, disse.
Podem participar do Programa adolescentes cujas famílias são acompanhadas pelos CRAS, beneficiários de programas como o Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, bem como adolescentes de todo o município que estejam em situação de vulnerabilidade social e desejem participar.
Atualmente, o Projovem conta com alunos que recebem diversas atividades como rodas de conversa e sobre temas importantes como família, direitos, deveres, comunidade, trabalho e escola. São realizadas ainda oficinas de meio ambiente, capoeira, música instrumental, fanfarra, coral, diversos cursos profissionalizantes e parcerias com Ciee e outros, visando, além do fortalecimento familiar e com a comunidade, o protagonismo juvenil, a cidadania e o respeito ao ser humano, explica a gerente.
O trabalho com os jovens dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acontece de segunda a sexta feira, em horário contrário à escola, das 8 às 17 horas. Além de receber os cursos, os alunos também se apresentam em algumas ocasiões e em eventos em Rio Claro. Recentemente, a fanfarra do Projovem participou das comemorações de 30 anos da Escola Estadual Oscália Goes Correa Santos.
Para os que estão à frente do projeto e lidam com os jovens diretamente, os resultados são positivos e com mudanças visíveis. “Os adolescentes demonstram maior proatividade com as atitudes da vida, comprometimento com a escola, com sua formação profissional, vontade de serem preparados e inseridos no mercado de trabalho, desenvolvem aptidões para ações culturais diversas e para o esporte”, relata a gerente.
Os avanços atingem também outras áreas. Segundo a gerente, muitos são inseridos no mercado de trabalho. “Temos também alcançado o que é proposto e primordial, que é o melhor relacionamento com a família, comunidade e equipe de trabalho do Projovem”, completa.
Para a aluna Júlia da Silva, de 16 anos, a diferença aparece em vários aspectos no dia a dia. Segundo ela, enfrentou a timidez e, com isso, passou a se relacionar mais ativamente com colegas e com toda comunidade. “Consigo buscar, através da integração entre os jovens e equipe, soluções para problemas pessoais, pude interagir mais e ser mais receptiva quanto à participação com todos e contribuir com minhas habilidades, conhecimentos e experiências”, relata.
Ela acrescenta que passou por cima de limitações. “Hoje, consigo falar em público, fazer apresentações e mostrar meu trabalho e de meus colegas”, diz a adolescente, que aprendeu vários instrumentos nas aulas de música. No campo profissional, afirma ainda que, com os conhecimentos, já sabe como encarar o mercado de trabalho.
VAGAS
O ano está encerrando, porém, os interessados já podem garantir vaga para 2019. As inscrições podem ser feitas nos seis CRAS da cidade ou na própria sede do serviço, que fica na Avenida 40, número 926, bairro Santana.