Os projetos de educação ambiental direcionados às crianças nas escolas são importantíssimos, pois, quando transmitimos informações lúdicas direcionadas ao contexto ambiental a esse público, a aceitação e o aprendizado são mais eficazes, se comparado aos adultos, que já possuem hábitos e comportamentos cristalizados.
Pensando no atual contexto da infância, onde predominam os brinquedos eletrônicos, a vida em apartamentos e a cultura dos alimentos ultraprocessados, a Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Parque Mãe Preta e que atende alunos de 0 a 3 anos, apresenta uma proposta que busca resgatar elementos que outrora fizeram parte da infância da grande maioria dos brasileiros.
A Proposta Pedagógica da escola, bem como os planejamentos individuais dos educadores, conta com projetos relacionados à área da Educação Ambiental que englobam atividades como: arrecadação de materiais recicláveis, brincadeiras no quintal e práticas que contemplem receitas para uma alimentação saudável e sustentável.
Segundo a direção da escola, com as atividades de arrecadação de materiais recicláveis, os alunos têm a oportunidade de brincar com materiais não estruturados (como potes diversos, carretéis de linha, correntes plásticas, rolhas, etc.) em que, diferentemente dos brinquedos eletrônicos, favorecem uma infinita possibilidade de criação e envolvimento da criança, uma vez que exigem dela o processo completo da brincadeira – imaginação, escolha dos materiais, criação e a brincadeira em si.
Sobre as brincadeiras de quintal, a representante da direção da escola aponta que as crianças são convidadas a explorarem o amplo espaço de área verde que há na escola, o qual contém uma variedade de árvores frutíferas e plantas ornamentais, além do jardim sensorial que possibilita uma experiência olfativa, de paladar e tato aos nossos alunos.
Além disso, complementa que constantemente são realizadas experiências que envolvem o reconhecimento e degustação de frutas, em que além de estimularem bons hábitos alimentares, fazem com que bebês e crianças conheçam a origem de determinados alimentos e adquiram noções de preservação e respeito à natureza. Desse modo, os elementos naturais (frutas, folhas, sementes, gravetos, flores, terra, etc) são um convite à exploração e investigação constante dos pequenos em suas incursões pelo quintal.
Nessa linha de trabalho, é comum as educadoras oferecerem oportunidades de contato com tintas naturais elaboradas a partir de elementos como café, açafrão, beterraba, dentre outros, evidenciando às crianças as múltiplas possibilidades de uso dos elementos da natureza, bem como a importância de seu cultivo e preservação.
Portanto, com todo esse trabalho, a Escola Municipal Monteiro Lobato pretende colaborar na formação de alunos que serão cidadãos dedicados aos cuidados com o meio ambiente e comunidade como um todo por meio de uma educação pública e gratuita de qualidade.
Por Eder Varussa