Alunos das escolas estaduais Joaquim Ribeiro e Barão de Piracicaba estão participando do projeto Vivência Teatral 2022, com atividades no gabinete de leitura Lenyra Fracarolli e Centro Cultural Roberto Palmari. A iniciativa é uma realização da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.
Semanalmente uma classe por vez participa das atividades. São duas horas de relaxamentos, dinâmicas de grupos, jogos de cenas e outras atividades comuns nas aulas de teatro. “São vivências úteis no dia a dia, tanto para expandir o conhecimento dos alunos em relação à arte e cultura como para áreas como o autoconhecimento”, explica o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti.
O Projeto Vivência Teatral é coordenado pelo diretor, ator e professor de teatro Luna Júnior em parceria com os alunos de teatro Thaís Tenelli e Márcia Santos. A supervisão é da Secretaria Municipal de Cultura.
“Na parte do psicodrama os alunos têm a oportunidade de externar conflitos internos, levando esse aprendizado para essa vida”, comenta Luna Júnior. “Faz bem para a alma ver as crianças e pré-adolescentes chegarem ao palco com os olhos brilhando, como se tivessem em um conto de fadas, é magia pura”, comenta a Thais Tenelli.
Em anos anteriores o projeto atendeu as escolas Marcelo Schmidt, José Cardoso e Sylvio de Araújo. A meta é atender até o final deste ano até dois mil estudantes.
“Foi uma experiência incrível! Tive um pouco mais de conhecimento sobre a arte e a cultura do teatro e foi muito divertido. A vivência teatral no gabinete de leitura Lenyra Fraccaroli foi um momento em que tive que ter bastante foco para não perder um minutinho do conhecimento. Eu como aluna da escola Joaquim Ribeiro gostei muito de ter vivido essa experiência.” – Sara aluna da Escola Joaquim Ribeiro
“Na sexta-feira, dia 22 de maio, tive a oportunidade de ter uma experiência teatral, juntamente com o meu clube de teatro da escola Joaquim Ribeiro, lá no gabinete de leitura Lenyra Fraccaroli com o professor de teatro Luna Júnior. Como aprendiz na arte de atuar, a experiência que tive foi incrível. Me surpreendi com tudo que senti e aprendi com a parte do psicodrama. Foram exercícios novos, palavras novas, uma representatividade muito grande para o teatro. Nunca tinha tido a experiência do psicodrama, do perdão dos pais, da gente mesmo, enfim, sai transformada. Espero que esse projeto chegue para mais alunos da rede pública de ensino. Que eu possa ter outras experiências como essas. O conhecimento transforma vidas. Atuar para poder voar.” – Íris aluna da escola Joaquim Ribeiro
Por Redação DRC / Foto: Divulgação